Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A luz chega na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


"Viver no escuro era uma tristeza só". Assim resume dona Deuseita Teixeira,  moradora da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Pará, que somente aos 73 anos de idade viu a energia elétrica iluminar sua casa, quando o Programa Luz para Todos, do governo federal, chegou em sua comunidade.  Nascida e criada na escuridão, a senhora simpática era acostumada com a luz do lampião e o cheiro de querosene. A fumaça deixava a parede da casa preta e o cheiro sempre forte prejudicava sua saúde.

A comida era feita no fogão a lenha e a carne era salgada para não perder. Muitas vezes ela era obrigada a jogar os alimentos fora porque estragavam. "Era muito desperdício. Hoje, depois da chegada da energia elétrica, guardo tudo na geladeira. Como facilitou minha vida!", diz a senhora. Deuseita também explica que muita gente está chegando no município para morar. "Não temos mais terrenos para vender aqui. Muita gente que vir pra cá".. "Hoje eu moro no paraíso.", conclui.

A senhora viúva mora com a filha e o neto. Todos os dias ela cuida da casa, cozinha e à noite assiste TV. Um conforto que todo brasileiro tem o direito de usufruir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário