Um mês após congelar a ajuda financeira destinada às instalações de tecnologias fotovoltaicas, o governo francês anunciou o lançamento de dois concursos com o objetivo de tornar essas tecnologias mais competitivas no mercado.
Através dessa ação as autoridades francesas pretendem encontrar novos projetos que possibilitem a redução de custos, melhoria no rendimento e diminuição dos impactos ambientais causados por sistemas de captação de energia solar.
A premiação oferecida aos melhores projetos ainda não foi divulgada, no entanto o governo garante que os orçamentos serão estipulados de acordo com a "excelência dos projetos".
Serão dois concursos. O primeiro deles envolve três tipos de tecnologias: solar termodinâmica, térmica e fotovoltaica de concentração. Elas deverão ser aplicadas e testadas em componentes como refletores, lentes, captadores, sistemas de acompanhamento do sol ou armazenamento de calor e máquinas que convertam essa energia em eletricidade.
O segundo concurso consiste basicamente em encontrar maneiras de baratear o processo de produção dos sistemas fotovoltaicos, tanto no que diz respeito aos componentes, quanto ao procedimento.
Os ministérios de Ecologia, economia e Pesquisa, responsáveis pela proposta, acreditam que essa deve ser uma maneira eficiente e uma das soluções para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a atual dependência energética do país. As informações são da Folha.

Nenhum comentário:
Postar um comentário