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segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

É preciso checar situação da empresa antes de fazer compras pela internet, orienta especialista

Fazer compras pela internet é uma prática que exige cuidado e atenção. Para não sofrer prejuízos, segundo a especialista em Direito do Consumidor Suene Almeida, é necessário buscar informações sobre a empresa antes de adquirir qualquer produto

No Brasil não existe uma legislação específica no que se refere à compras feitas online, mas o Código do Consumidor regula esse tipo de comércio. “Cada vez mais popular, essa modalidade de venda deve crescer mais nos próximos anos e para evitar problemas é importante que o consumidor verifique sempre se a empresa é verdadeira e leia com atenção as condições de compra”, destacou Suene.

De acordo com ela, esse tipo de compra gera muita insatisfação. “Alguns consumidores procuram o Procon para reclamar de produtos que vieram com defeito ou porque não atenderam às expectativas do consumidor, que acaba indo reclamar, até mesmo, com ações judiciais para fazer valer seus direitos.”

A especialista ressalta que a dica é sempre verificar se a empresa é idônea, se ela cumpre com os prazos estipulados. “É possível verificar no Procon uma lista com as empresas que são alvo constante de reclamações. O consumidor pode ligar ao Procon, no número 151 e perguntar se existe reclamação contra a empresa em que ele deseja efetuar a compra”, afirma Suene.

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