Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Comunidade mapeia problemas socioambientais

O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia* parte para o sexto ano de implementação, e desde 2006, se expande a praticamente todo país, com a denominação Projeto Nova Cartografia Social dos Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil. A iniciativa se torna peculiar ao transformar as comunidades tradicionais responsáveis pelo mapeamento de seus problemas e conquistas socioambientais. 

Mais de 2 mil pessoas foram capacitadas por uma rede formada por 100 pesquisadores de diversas instituições públicas de ensino universitário. Com isso, aprendem a utilizar GPS e técnicas de mapeamento, além de relatarem seus problemas locais. As informações coletadas são passadas para o setor de georreferenciamento do Projeto, que transforma os dados em mapas. O material volta à mão da comunidade, que verifica se tudo está adequado, para que saia a versão final. 

São mais de 110 fascículos e 15 livros com reflexões teóricas. Cada comunidade recebe 1 mil exemplares e os materiais se transformam em instrumento político para suas reivindicações

*Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário