Desde o início do projeto o Tribunal de Justiça de Rondônia já reciclou cem 15 toneladas de papel. (Imagem:Veja/Blog Ricardo Setti)
O poder judiciário de Rondônia realizou na última sexta-feira (17) uma importante ação em benefício do meio ambiente. Cinco toneladas de papéis contendo processos judiciais de diferentes municípios foram recicladas.O processo de destruição mecânica dos papéis picotou os resíduos para que eles ocupem menos espaço durante o armazenamento e transporte e sejam reciclados mais facilmente.
O poder judiciário de Rondônia exercita essa prática desde que a lei de número 783 foi instituída, em 1998. A partir da sanção dessa legislação, aproximadamente cem toneladas de papel foram descartadas corretamente, seguindo o planejamento estratégico do Tribunal de Justiça local.
A ação ocorreu graças a uma parceria feita com a empresa RIMA – Comércio de Aparas Ltda., que recebeu as doações e se responsabilizou pela reciclagem de todo o papel. A companhia colabora com o tribunal devolvendo resmas de papel limpo, próprio para o uso nas atividades judiciárias.
Mesmo tendo essa troca de benefícios, o segundo juiz auxiliar da presidência, José Robles, exaltou que o fator principal não é o retorno financeiro, mas sim os benefícios ambientais gerados pela ação. "Sabemos que a cada tonelada de papel reciclado pode-se evitar a derrubada de cerca de vinte árvores", explicou ele, enquanto acompanhava o trabalho feito com os resíduos na última semana. Assim o Tribunal de Justiça de Rondônia fechou o ano de 2010 com um total de 15 toneladas de papel reaproveitado.
Com informações do site Rondônia Dinâmica
Nenhum comentário:
Postar um comentário