Documento traz recomendações para garantir continuidade das atividades e acelerar medidas para valorização e desenvolvimento do turismo nos municípios envolvidos
Os avanços e propostas construídas durante dois anos de funcionamento do Fórum Nacional das Cidades Históricas e Turísticas vão compor um documento a ser encaminhado ao governo eleito. Essa é uma das sugestões da Carta de Santos, elaborada na semana passada em reunião no município paulista.
Os debates indicaram a necessidade de fortalecimento do fórum, por meio da criação de uma entidade jurídica com participação das iniciativas pública e privada e sociedade civil. A instituição teria como objetivo garantir a continuidade do trabalho do fórum e permitir mais agilidade na execução de projetos de valorização da cultura e patrimônios históricos brasileiros.
"Um dos maiores méritos do fórum foi colocar as cidades históricas na ordem do dia do turismo, a partir da constatação de que elas têm problemas semelhantes e que é preciso unir esforços na busca de soluções para seu desenvolvimento", avalia o diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Ricardo Moesch.
A carta recomenda a busca de entendimentos com demais órgãos do governo para execução das obras do PAC das Cidades Históricas. E também para capacitação permanente de guias e condutores culturais e de incentivo ao turismo pedagógico. A próxima reunião do grupo está prevista para abril de 2011, em Belém (PA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário