Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Caixa inaugura agência-barco em Manaus

Inicialmente, a unidade atenderá municípios da Bacia Amazônica, com 316 mil habitantes e área maior que Portugal


A Caixa Econômica Federal lança hoje, quarta-feira (29), em Manaus (AM), a sua primeira agência-barco. O lançamento ocorrerá às 15h (horário de Brasília – 13h em Manaus), no Porto Roadway. O objetivo da agência, que terá mais de 1.200 m2, é fornecer atendimento às populações ribeirinhas, que vivem nos municípios da Bacia Amazônica, para ampliar as opções de prestação de serviços e promover o desenvolvimento socioeconômico e a inclusão bancária.
 
O barco, que funcionará como agência da CAIXA, terá em seu interior empregados do banco à disposição para oferecer serviços de abertura de contas, atendimentos sociais (PIS, FGTS, Seguro Desemprego, CPF, Benefícios Sociais), habitação de interesse social, além de microcrédito produtivo orientado e produtos como Construcard CAIXA e crédito por consignação. A agência também poderá viabilizar o suporte a ações de promoção à saúde, educacionais e de proteção ambiental, em especial das bacias hidrográficas, reforçando o papel da CAIXA como empresa socialmente responsável.
 
O modelo inovador de agência-barco itinerante, idealizado pela CAIXA, terá o nome do seringueiro e ativista ambiental brasileiro, Chico Mendes, que ficou mundialmente conhecido por lutar pela preservação da Amazônia. A Agência Chico Mendes, com capacidade para 65 pessoas, contará com toda a infraestrutura naval necessária à prestação dos serviços, incluindo energia, iluminação, comunicações, ar condicionado, limpeza, copa, cozinha, tripulação e manutenção do barco. A agência também terá serviços e soluções de segurança, vigilância armada, sistema de monitoramento de imagens, controle de acesso e sistema de localização e rastreamento.
 
Sustentabilidade
A embarcação, autosuficiente para navegar por 23 dias seguidos, terá também recursos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, bem como idosos e gestantes. Contará com separação de lixo para reciclagem e dejetos secos. Terá ainda sua própria estação de tratamento de efluentes de esgoto, que permitirá lançar, no rio, água 100% tratada, e casco pintado com tinta não poluente.
 
A agência contará com iluminação eficiente à base de LED (a mesma tecnologia usada nas lanternas dos carros, que consome menos energia). As lâmpadas LED economizam cerca de 50% da energia, quando comparadas com as lâmpadas convencionais, não contêm mercúrio e duram mais de 25 mil horas.
 
Abrangência
O projeto piloto da agência-barco da CAIXA atenderá no Rio Solimões, no trecho Manaus-Coari, compreendendo, no trajeto, os municípios de Iranduba, Manaquiri, Manacapuru, Anamã, Beruri, Anori e Codajás. A escolha da região, para a prática do piloto, se deu pela quantidade de municípios e a população envolvida (316 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE). A área somada dos municípios é de 124 km², sendo maior que os estados de Pernambuco e Sergipe juntos e 30% maior que Portugal.
 
Em estudos para expansão do projeto, a CAIXA já diagnosticou 15 calhas de rios, distribuídas entre os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, que futuramente também poderão ser atendidas pelo barco itinerante do banco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário