Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Palestra reuniu pensadores sobre Sustentabilidade

O auditório na FEA-USP conferiu as diferentes ideias e debateu com os convidados sobre as soluções para encontrarmos a sustentabilidade

No dia 22 de novembro de 2010, no auditório da FEA (Faculdade de Economia e Administração) da USP em São Paulo, aconteceu o Diálogo Visionário para Convivência e Harmonia. Uma iniciativa do Instituto Jatobás, do Progresa-FIA e da FEA-USP, o encontro reuniu grandes nomes do mercado e da universidade para discutir ideias sobre como podemos viver de maneira sustentável.

O encontro marcou o início das atividades para o "Fórum de Sustentabilidade - Convivência e Harmonia", que será realizado em março de2011. "Ficamos felizes com a palestra, tivemos uma ótima participação do público e interação com os convidados. Isso só aumenta nossa expectativa para o Fórum, que com certeza vai gerar grandes discussões e a busca por soluções reais para a sustentabilidade", afirma Betty Feffer, presidente do Instituto Jatobás.

Depois da apresentação do Instituto Jatobás e do Modelo Ecopolo aplicado em Pardinho (SP),  Lia Diskin, co-fundadora da Associação Palas Athena - Centro de Estudos Filosóficos e Editora, falou sobre Ética para a sustentabilidade abordando temas recentes como independência, dominação,  padrão de consumo e   comportamento da sociedade atual com um dos principais pontos a serem revistos pelo homem atual que necessita de uma religação entre individuo-espécie e sociedade, esquema proposto por Morin, que aponta a ética como um caminho de mudança cultural para a sustentabilidade.  Já Fernando Veiga, gerente de serviços ambientes da TNC (The Nature Conservancy), deu destaque aos serviços ambientais, explicando que são todas as práticas adotadas para a manutenção e/ou restauração dos serviços prestados pelos ecossistemas naturais e suas espécies.

Na segunda parte do encontro, Ronaldo Seroa da Mota trouxe para discussão a economia de carbono zero e como a questão ambiental avançou em termos de política de mudança do clima no Brasil, entretanto, para Ronaldo, é necessária uma boa estrutura de governança para avançar nos processos regulatórios das atividades econômicas ambientais. Depois, Christianne Urioste, diretora de sustentabilidade do Wal Mart, e Lisa Gunn, do Idec, trouxeram exemplos práticos sobre produtos e consumo sustentáveis. Urioste abordou políticas e práticas sustentáveis utilizadas na rede de varejo, enquanto Lisa enfocou o que é o consumo sustentável e realidade social empresarial. O encontro contou no encerramento com o professor do SENAC-SP, Hélio Silva discutiu o que são as cidades sustentáveis e seus principais desafios.

O encontro teve organização da Agência de Relações Públicas Conversa Sustentável e contou com o apoio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, ESPM Social e do Programa Nacional das Nações Unidas (PNUMA).

 
 

Sobre o Instituto Jatobás

O Instituto Jatobás (www.institutojatobas.org.br) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, cuja missão é influir para a ampliação da consciência e oferecer conhecimento para a construção de um caminho coletivo solidário e sustentável. Atua com base na ética humanista e ocupação de espaços de modo sustentável, está fortemente ancorada no entendimento de Desenvolvimento Sustentável pelo uso equilibrado de recursos econômicos, ambientais e sociais, por tempo indeterminado. Tem como referência especial os centros urbanos, de onde emerge a maior parte dos problemas econômicos, ambientais e sociais da atualidade e que nos afligem, hoje e no futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário