Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Entidades do cenário ambiental mundial realizam eventos paralelos na XII FIMAI


Feira congrega uma das mais dinâmicas programações de eventos paralelos em prol da consolidação da sustentabilidade empresarial
A disseminação do conhecimento socioambiental tem sido o principal mote da FIMAI – Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade. O espaço técnico para a demonstração de tendências e ações efetivas em prol da sustentabilidade tem criado um diferencial no mercado e contribuído para o aumento da importância da agenda ambiental brasileira. Em sua décima segunda edição, reforçando o canal de divulgação das boas práticas ambientais, a feira ganha maior notoriedade com a adesão de entidades representativas no cenário ambiental mundial, que, aproveitando que o evento é considerado o maior ponto de encontro dos profissionais que atuam no setor de meio ambiente industrial da América Latina, irão realizar eventos técnicos paralelos que visam, sobretudo, agregar valor às iniciativas público e privadas em prol do desenvolvimento sustentável.

 
Nos três dias, uma intensa programação voltada para consolidar o comprometimento empresarial e governamental com a qualidade ambiental irá reunir mais de 150 palestrantes e um volume de mais de 1.200 congressistas. Este ano a FIMAI irá congregar sete eventos paralelos. Confira uma prévia do que será apresentado nos eventos paralelos:

 
Representatividade internacional - O XII SIMAI, que acontece entre os dias 9 e 11 de novembro, no auditório Cantareira 2, terá seu primeiro dia totalmente voltado para painéis internacionais, os quais contarão com tradução simultânea. O objetivo é propiciar a interatividade com alguns dos principais especialistas atuantes no setor de meio ambiente industrial de países como Estados Unidos, Alemanha, Itália, Finlândia, Japão, Dinamarca, Reino Unido, Venezuela, entre outros, que irão mostrar um pouco da experiência de seus países quanto às questões ligadas a água, energia sustentável, pequenas empresas e sustentabilidade, investigação e remediação de áreas contaminadas, monitoramento e amostragem de ar, entre outros assuntos relevantes na agenda ambiental internacional.
Outro destaque será a palestra proferida pela coordenadora do Programa de Gestão Ambiental do SEBRAE-SP, Dòrli Terezinha Martins, no dia 10/11, das 08h30 às 09h30, que atendendo uma demanda do mercado brasileiro, irá mostrar o modelo de implementação do Sistema de Gestão Ambiental em Micros e Pequenas Empresas.
Além disso, com o enfoque nos desafios que a economia de baixo carbono já está estabelecendo para as empresas, todas as apresentações, durante os três dias de seminário, têm como objetivo apontar aos participantes quais são os passos necessários para aplicar o desenvolvimento sustentável em seu dia a dia, aliando a produtividade e respeito ao meio ambiente em consonância com a competitividade, sendo estes, atualmente, fatores fundamentais para a perenidade das empresas.


A PNRS e seus desdobramentos - O Seminário de Resíduos - VI Recicle Cempre,
que
também acontece durante os dias 9, 10 e 11 de novembro, no auditório Cantareira 3, contemplará abordagens sobre o papel de cada um nos principais agentes envolvidos com o contexto da gestão de resíduos no Brasil. Este ano o tema principal do evento será a Política Nacional de Resíduos Sólidos e contará com a participação de alguns dos principais especialistas atuantes na gestão de resíduos e responsabilidade social nas esferas governamental, social e empresarial. A programação também conta ainda com temas especiais, como a logística reversa, inovação tecnológica, cases de sucesso implementados pelas prefeituras em prol da reciclagem no Brasil e a contribuição das cooperativas de catadores.

Durante a realização do seminário, o Cempre – Compromisso Empresarial para a Reciclagem, responsável pela realização do evento –, vai premiar nos dias 10 e 11 de novembro, os vencedores do Prêmio Cempre 2010 - organizado para reconhecer projetos de pessoas, ONGs, instituições, fundações, faculdades e cooperativas de catadores de lixo do Brasil todo em prol da ampliação da coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis. Diversos trabalhos de todo o país foram inscritos nas duas categorias do prêmio: Cooperativas de Catadores e Inovação Tecnológica. No dia 10, o Cempre vai divulgar os dois vencedores entre os projetos da categoria Inovação Tecnológica; e no dia 11, os cinco ganhadores – um por região do Brasil - entre as cooperativas de catadores de lixo.

 
Mercado de Emissões Atmosféricas – A Seção Brasil da A&WMA - Air & Waste Management Association - associação internacional centenária que congrega profissionais envolvidos com a preservação e a melhoria do meio ambiente –, irá realizar no dia 11 de novembro, no auditório Horto Florestal, o Seminário Internacional sobre Regulamentação de Mercado de Emissões Atmosféricas, com as presenças de especialistas nacionais e internacionais que discutirão sobre a regulamentação do mercado de emissões atmosféricas (Cap and Trade) de poluentes regulamentados (SOx, NOx, MP, HC e CO), sob os pontos de vista do órgão ambiental e do segmento industrial.
Para este importante encontro a A&WMA está trazendo os especialistas internacionais: Rick Sprott, um oficial de carreira da Força Aérea Americana, que é o atual diretor da Bear Claw Environmental Consulting e foi presidente da A&WMA em 2009, que vai falar sobre a regulamentação do mercado de emissões atmosféricas nos EUA sob o ponto de vista do Órgão Ambiental; e para abordar a regulamentação do mercado de emissões atmosféricas nos EUA sob o ponto de vista do Segmento Industrial, foi convidado Jeffry Muffat, que desde 1975 atua na companhia 3M dentro da área de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, atualmente é o Gerente de Assuntos de Regulamentação Ambiental e responsável pelo Programa de Créditos de Emissão. Muffat é o presidente eleito da Gestão 2011 da A&WMA.
O seminário contará também com palestras proferidas por Carlos Eduardo Komatsu, gerente do Departamento de Qualidade Ambiental da Cetesb e tesoureiro da A&WMA Seção Brasil; e Glenda Rangel Rodrigues, consultora Sênior da Petrobras em gestão de Energia e Emissões Atmosféricas para refinarias. A programação contará também com sessões de discussão com o público.

 
Soluções Ambientais Tecnológicas – Para promover conhecimentos na área tecnológica sustentável, o SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, irá promover no dia 10 de novembro, no auditório Horto Florestal, o I Worskhop da Rede Senai Provedora de Soluções Ambientais Tecnológicas, cujo objetivo é mostrar ferramentas que possam auxiliar no planejamento estratégico do segmento industrial com foco no desenvolvimento sustentável.
A programação do evento contempla temas sobre Demandas Ambientais por Serviços Tecnológicos, A Metrologia Química no atendimento de demandas ambientais do segmento Industrial, Fontes Alternativas de Energia, Energia e Meio Ambiente, Produção mais Limpa como Instrumento de Ecoeficiência na Indústria, Desenvolvimento Sustentável da Indústria Química, Inventário de Emissões Atmosféricas e Desenvolvimento Sustentável na Indústria de Mineração, Monitoramento Ambiental de Corpos Hídricos. Segundo os organizadores, a ideia de promover um workshop sobre assuntos que envolvem produtividade e ações ecologicamente corretas partiu do diagnóstico realizado durante visitas feitas às empresas sediadas em diversos Estados. A partir desse trabalho foram identificadas demandas ambientais e os recursos necessários para promover o suporte técnico no atendimento da indústria brasileira.

 
Experiência inovadora israelense - Denominado "Fórum – Israel NewTech: Água e Energias Renováveis", o fórum e encontro empresarial promovido pela Missão Econômica do Consulado de Israel no Brasil, juntamente com a Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, que acontecerá no dia 10 de novembro, na sala Cantareira 7, terá a tecnologia limpa como temática principal. Durante o evento, que conta com a participação especial de Tal Harmelin, vice-diretor do Programa Nacional de Energia e Água de Israel, as empresas participantes apresentarão suas tecnologias e soluções inovadoras para o setor.
Também promovido por Israel, entre os dias 9 e 11 acontecerá o "Encontro de Empresários: Reuniões com as empresas Israelenses", nas quais o público poderá, por meio de reuniões, além de conhecer melhor o trabalho das empresas, tirar dúvidas a respeito dos produtos e serviços oferecidos. Entre as empresas participantes estão: Acquasys; AGM; Arad Technologies; Atlantium; Mapal; Hop Engeneering; Nirosoft; Tahal; Temed Water Systems; Stream Control.

 
Comércio de bens e serviços ambientaisTambém faz parte da programação de eventos paralelos da XII FIMAI, o Workshop sobre Bens e Serviços Ambientais, promovido pelo MDIC – Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no dia 9 de novembro, na sala Horto Florestal, e que visa abordar o tema que foi incluído na agenda ambiental já em 2001 pela OMC - Organização Mundial do Comércio, especificamente na Declaração de Doha em 2001, onde se celebrou o compromisso de avançar no processo de liberalização do comércio de "Bens e Serviços Ambientais", reduzindo ou eliminando as barreiras tarifárias ou não tarifárias. Neste sentido, o workshop é uma iniciativa diante do desafio atual de promover a organização do setor produtivo de bens e serviços ambientais, buscando ampliar sua participação no mercado nacional e global.
O mercado de Bens e Serviços Ambientais na América Latina, as Negociações Internacionais, a Política de Desenvolvimento Produtivo de Produção Sustentável, e um Estudo de Caso do Estado do Espírito Santo serão assuntos abordados durante o Workshop.

 
Desenvolvimento sustentável bilateral – Para intensificar as relações Brasil-Itália nas questões de sustentabilidade, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura irá promover nos dias 9, 10 e 11 de novembro, na sala Cantareira 1, o Desk Green Economy – Desenvolvimento Sustentável Bilateral, com o objetivo de propiciar intercâmbios para discutir tecnologias e conhecimento que possibilitem o desenvolvimento econômico com menor impacto ao meio ambiente e à sociedade. A programação do evento é composta por especialistas italianos e brasileiros, entre eles Margherita Vitale, do Ministério do Meio Ambiente, Terra e Mar da Itália; o ambientalista Fabio Feldmann; Francesco Paterno, secretário geral da Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira de São Paulo; Stela Goldenstein, assessora especial do Governo do Estado de São Paulo; Marco Antonio Fujihara, do Conselho Superior de Meio Ambiente da Fiesp; o vereador Gilberto Natalini; Edoardo Pollastri, presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de São Paulo. Os palestrantes irão contemplar em suas apresentações temas, como Clima e Energia, TI Verde, reciclagem e economia criativa, construção sustentável, tecnologias verdes, biocombustíveis, gerenciamento de resíduos hospitalares, entre outros.

 
 As programações podem ser conferidas na íntegra no site da FIMAI: www.fimai.com.br no link Eventos Paralelos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário