O Museu Goeldi realizou estudo sobre a origem do brinquedo de miriti e a relação com a cultura local. O documento, preparado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Amazônia Oriental do Museu Goeldi, trata do artesanato, da origem, da relação com Círio de Nazaré e das populações locais.
O relatório, segundo a pesquisadora do Goeldi, Graça Ferraz, é responsável por comprovar a singularidade do brinquedo de Miriti.
"A Indicação de Procedência estabelece uma qualidade a um produto regional e analisa a particularidade da sua forma de produção que, no caso dos brinquedos, está na singularidade do uso do miriti e na conexão com a cultura local", destaca Graça Ferraz, lembrando que a indicação é um modelo de proteção industrial de valores particulares de determinada região e forma de produção.
Nesse contexto, o brinquedo de miriti se enquadra como um dos elementos que mais simbolizam o Círio de Nazaré, tornando-se uma tradição que vai além do período do Círio. O brinquedo se tornou elemento decorativo e, segundo o relatório, alcançou a "dimensão de patrimônio cultural, sendo este plural, abrangente, inclusivo em nome de uma identidade local de expressão da cultura popular".
O documento elaborado pelo NIT/MPEG abordou o brinquedo de miriti desde a origem, a sua perenidade, a relação com a infância da criança e do povo paraense, o que ele representa no contexto da festividade do Círio de Nazaré, além de analisar o processo artesanal de produção e a transmissão da técnica através da oralidade característica das populações locais. Aspectos sócio-econômicos, a sustentabilidade das comunidades locais e a sua cadeia de produção são outros aspectos abordados no documento.
De acordo com Graça Ferraz, o convite do Sebrae para o Museu Goeldi se deu pelo fato deste ser uma instituição de pesquisa de renome nacional e internacional, com grande inserção regional, além do seu Núcleo de Inovação compor o Registro de Indicação Geográfica. "Nenhum estudo acadêmico sobre a Amazônia brasileira pode prescindir do acúmulo gerado pelo capital intelectual da instituição", ressalta Graça Ferraz.
Brinquedo de miriti e Abaetetuba
O brinquedo de miriti é inspirado nos elementos da fauna e da flora amazônica e é onde o artesão pode relatar um pouco dos fatos e acontecimentos do seu cotidiano. Assim, segundo o relatório, o miriti se constitui como uma matéria-prima de suma importância para a vida dos ribeirinhos, como também para a população da cidade de Abaetetuba, servindo ainda como fonte de alimento para suprir as necessidades básicas e de sobrevivência da mesma.
E é por grande importância do brinquedo que a cidade de Abaetetuba passou a ser conhecida como a "capital dos brinquedos de miriti", dado o alcance por estes artefatos, de mercados mais amplos no Brasil e no exterior. (Ascom/Museu Paraense Emílio Goeldi)
Nenhum comentário:
Postar um comentário