Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Tratamento de água pode evitar contágio de pneumonia


É preciso atenção e cuidado no tratamento de água para evitar doenças graves como a pneumonia

Um terço das pneumonias graves são causados pela bactéria legionella. O principal meio de contaminação da doença é através de partículas de água contaminada. Estas partículas podem estar presentes em alguns sistemas que apresentam risco a saúde, como por exemplo: torres de resfriamento, ar condicionado, chuveiros, fontes decorativas, piscinas, SPA, processos industriais, bebedouros ou qualquer outra técnica que se utilize água que não seja devidamente tratada.

 
 A principal forma de evitar o contágio da doença são os tratamentos de água, pois o contágio entre pessoas não ocorre, o que facilita o tratamento, mas ainda assim uma em cada 20 mil pessoas está ou esteve contaminada, e sua mortalidade já atinge 12%. O principal risco de infectados são pessoas debilitadas, com problemas cardíacos e idosos. Os tratamentos ocorrem por meio de antibióticos, porém a maneira mais segura é a prevenção. 
 Uma análise de risco é fundamental em indústrias, condomínios comerciais, hospitais, hotéis, shoppings, residências, spas e em qualquer instalação que possa gerar aerossol e contaminar pessoas.

 
 A estratégia a ser usada contra a disseminação da bactéria é a minimização dos riscos provocados pela Legionella. A Argal desenvolve um plano de gerenciamento de risco e um processo para avaliar e minimizar os riscos relativos à saúde. O programa divide-se em três etapas principais:


Análise de Risco: Levantamento em campo das instalações, dos fatores operacionais, dos fatores de risco de proliferação e disseminação da bactéria, e da população suscetível de risco. A extensiva documentação gerada cobre os riscos gerais da unidade, mas também de cada sistema individual, apresentando recomendações e planos de ação que permitem o desenvolvimento de um plano de gerenciamento do risco.

 
Implementação das recomendações fornecidas na Análise de Risco.


Monitoramento e controle: para assegurar a eficácia das recomendações e ações que tenham sido implantadas para minimizar os riscos relativos à Legionella. É parte de uma estratégia contínua de gerenciamento de risco, que permite que você se concentre em suas principais competências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário