Da compensação de carbono ao papelão da cenografia, tudo alinhado para tornar o evento inovador
Pioneiro no país em ter a sustentabilidade como eixo de estratégia de negócios, o Grupo Orsa foi convidado a levar sua experiência à terceira edição do Mesa São Paulo, promovido pela Revista Prazeres da Mesa e o Senac São Paulo. Pensando em como a gastronomia pode contribuir para o meio ambiente, o maior encontro de enogastronomia das Américas, que acontece de 25 a 29 de outubro, traz como tema a "Sustentabilidade – o que a cozinha pode fazer pelo planeta?"A primeira iniciativa foi realizar um evento Carbon Free, ou seja, todo o CO2 emitido pelo Mesa SP será compensado, por meio da Orsa Florestal. A empresa será responsável por recompor três hectares com árvores nativas em Áreas de Preservação Permanente (APPs), no Estado de São Paulo.
O Grupo também irá participar com a doação de produtos da Ouro Verde Amazônia, que serão usados em brindes e no preparo dos pratos apresentados no Prazeres da Mesa ao Vivo. A empresa foi escolhida por valorizar o trabalho das comunidades tradicionais extrativistas da Amazônia e pela relação equitativa e harmônica que mantém com esses povos. Os produtos utilizados nas demonstrações, como o azeite extravirgem de castanha-do-pará, por exemplo, poderão ser conhecidos no estande da empresa, localizado no Mesa Tendências.
Os estandes do Mesa Tendências foram produzidos com material da Jari Celulose, Papel e Embalagens, segunda maior produtora de embalagens do país. A estrutura, que nos anos anteriores foi feita de forma tradicional, este ano será toda biodegradável. Paredes, mesas, bancos, lixeiras e balcões são de papelão ondulado.
E como sustentabilidade também passa pelo social, as ecobags distribuídas no Congresso Mesa Tendências foram confeccionadas por grupos produtivos apoiados pela Fundação Orsa. Estes e outros projetos poderão se conhecidos no estande da entidade.
Além disso, a abertura e o encerramento do congresso terão apresentações da Banda Bate Lata. Este projeto da Fundação Orsa tem como principal objetivo promover a inclusão sociocultural, a produção musical e a construção da cidadania entre crianças, adolescentes e jovens de 9 a 23 anos da região de Campinas (SP).
Aproximadamente 200 adolescentes e jovens – em situação de vulnerabilidade socioeconômica e pessoal – participam de diversas atividades, como oficinas de percussão, canto, violão, arte circense e expressão corporal, além de cursos de informática e língua inglesa.
Serviço
Evento: Mesa São Paulo
Dia: de 25 a 29 de outubro de 2010
Onde: Senac São Paulo Unidade Santo Amaro – Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823, Santo Amaro– São Paulo.
Mais informações sobre a programação completa do evento: www.semanamesasp.com.brSobre o Grupo Orsa
Uma das principais organizações brasileiras no setor de madeira, celulose, papel e embalagens, com atuação também no mercado de produtos florestais não madeireiros, o Grupo Orsa traz a sustentabilidade como eixo de sua estratégia de negócios. Com 100% de capital nacional, tornou-se referência mundial em manejo sustentável de floresta tropical nativa por suas operações na região Amazônica do Vale do Jari, localizado entre os Estados do Pará e do Amapá.
As empresas do Grupo – Jari Celulose, Papel e Embalagem, Orsa Florestal, Ouro Verde Amazônia e Fundação Orsa – atuam de forma integrada, em linha com o conceito dos 3 Ps (People-Pessoas, Profit-Lucro e Planet-Planeta), incorporando modelos de ação economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário