Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Futuro da Amazônia será discutido em evento da Associação Interciência


Encontro reunirá, nos dias 25 e 26 de outubro, no Hotel Tropical, em Manaus, pesquisadores do Brasil e do exterior em três painéis: bens e serviços ambientais; potencial da biodiversidade e desenvolvimento sustentável; e desafios ambientais
"O Futuro da Amazônia" será o tema central do simpósio internacional aberto ao público que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Associação Interciência estão organizando nos dias 25 e 26 de outubro, no Hotel Tropical, em Manaus (AM). O evento, cujos participantes não precisam fazer inscrição, reunirá palestrantes das Américas do Sul e do Norte em três painéis: bens e serviços ambientais; potencial da biodiversidade e desenvolvimento sustentável; e desafios ambientais.
Michel Bergeron, presidente da Interciência, associação que congrega diversas entidades e sociedades científicas de países das Américas, explicou que o encontro, promovido em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), deverá se pautar pelos interesses comuns de pesquisadores e professores em favor do progresso da ciência na região amazônica, o que, segundo ele, a SBPC já vem fazendo nos últimos anos "de modo muito eficiente e articulado".
"Não apenas a Amazônia, mas o Planeta como um todo é uma responsabilidade de todos nós. E se a humanidade deseja viver em harmonia, as decisões sobre as questões ambientais que serão tomadas nos próximos anos influenciarão diretamente a qualidade de vidas das populações", disse.
"O desmatamento na Amazônia, por exemplo, gera mais gases do efeito estufa na atmosfera, aumentando o problema das mudanças climáticas globais. A complexidade desse e outros problemas, como o excesso de veículos nas grandes cidades, faz com que, cada vez mais, as decisões tenham de ser tomadas em conjunto, especialmente entre grupos de governantes e de cientistas. E, certamente, as melhores soluções serão encontradas com base nos estudos científicos", apontou.
Bergeron lamentou, por outro lado, a falta de comunicação entre cientistas e gestores públicos, algo que segundo ele é um problema generalizado em todo o mundo. "Os cientistas, tradicionalmente, não são bons comunicadores. Na maioria das vezes precisamos da ajuda de intérpretes, os jornalistas, para que os resultados das pesquisas tenham aplicações práticas e possam chegar à sociedade civil", explicou.
A conferência de abertura do simpósio internacional da Associação Interciência, intitulada "The Amazon: overview and challenges", será proferida por Adalberto Luis Valpelo, diretor do Inpa. Haverá ainda a entrega do prêmio em Ciências da Vida 2010 ao pesquisador Rodolfo Sánchez, professor emérito da Universidade de Buenos Aires, na Argentina.
Entre os assuntos em pauta estarão "Biotecnological Issues", "Traditional populations in the Amazon: cultural diversity and the future", "Population health, biodiversity and sustainable development in the brazilian Amazon", "Infrastructure for research and biodiversityin the Amazon", "Sustainable mineral extraction industries in a sensitive bioma" e "Bio-innovation for the Americas".
Os presidentes da SBPC, Marco Antonio Raupp, e da Interciencia, Michel Bergeron, encerrarão o encontro com uma apresentarão de considerações e recomendações obtidas durante todo o encontro. "No final do encontro, esperamos chamar a atenção da comunidade científica para, entre outras coisas, a importância de uma maior colaboração internacional em torno dos assuntos de interesse da Amazônia, além de ressaltarmos a urgência da questão do desmatamento na região e da maior utilização de energias renováveis", concluiu Bergeron.
A vinda da delegação da Interciência também será aproveitada para a realização do 36º encontro da associação, que ocorrerá no dia 24 de outubro, também em Manaus. A Associação Interciência, que congrega 18 países, foi criada com o objetivo de unir a comunidade científica das Américas para promover o desenvolvimento das nações e o bem-estar de seus povos.
A programação pode ser conferida no link: http://www.sbpcnet.org.br/interc/interciencia.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário