Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Brasileira vence primeira edição dos Prêmios Ibero-Americanos de Inovação e Empreendedorismo


Djali Avelino Valois, estudante da UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) e finalista do Prêmio Santander de Empreendedorismo de 2009, na categoria Cultura e Inovação, venceu disputa internacional com o projeto Ciência Lúdica
Iniciativa que busca fortalecer a colaboração e troca de conhecimento entre os países ibero-americanos, reuniu projetos de jovens estudantes do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México e Peru

  Djali Avelino Valois, estudante do curso de Relações Internacionais na Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - , o Prêmio Ibero-Americano de Melhor Projeto Inovador, na categoria Empreendimentos Sociais e Ambientais. Djali e os outros três vencedores da primeira edição dos Prêmios Ibero-Americanos de Inovação e Empreendedorismo receberão, ao todo, 100 mil euros em prêmios.
Djali apresentou o projeto Ciência Lúdica, que consiste no desenvolvimento de brinquedos científicos e criação de serviços que procure despertar, em crianças e jovens, o interesse pela ciência e seus desafios. A proposta, desenvolvida em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é provocar a imersão dos cinco sentidos em experimentos lúdicos, divertidos e educativos.
Segundo a comissão julgadora, o grande diferencial de Ciência Lúdica é o uso de ferramentas inovadoras no processo educacional para promover o interesse das pessoas na ciência e na gestão ambiental. Além disso, o projeto mostrou forte caráter ibero-americano, com possibilidade de ser desenvolvido em outros países como impulso aos sistemas educacionais da América Latina. Futuramente, o projeto de Djali terá participação da UNESCO, além de contribuir para o engajamento na ciência. 

Sobre os Prêmios Ibero-Americanos de Inovação e Empreendedorismo

Por meio de um acordo entre a Divisão Global Santander Universidades e a Secretaria Geral Ibero-Americana - SEGIB, assinado durante o II Encontro Internacional de Reitores, ocorrido em Guadalajara no México, foi promovida a primeira edição dos Prêmios Ibero-Americanos de Inovação e Empreendedorismo. A iniciativa, que busca fortalecer a colaboração e troca de conhecimento entre os países ibero-americanos, reuniu quatro projetos de jovens estudantes vindos de cada um dos países participantes(já citamos acima os países)Resultado de uma ampla rede de alianças entre instituições públicas e privadas que promovem os Prêmios de Inovação e Empreendedorismo, a iniciativa conta com um parceiro em cada país, responsável por selecionar os projetos mais emblemáticos em inovação e empreendedorismo. No Brasil, esta responsabilidade ficou a cargo do Santander Universidades, que elegeu as melhores iniciativas entre os finalistas e vencedores dos Prêmios Santander Universidades de 2009.
Os Prêmios Ibero-Americanos de Inovação e Empreendedorismo oferecerem duas categorias para inscrição, projetos e empresas nascentes, com quatro temas: Tecnologia, Produtos e serviços, Processos de Gestão e Empreendimentos Sociais e Ambientais. A premiação oficial ocorre em 03 e 04 de dezembro, durante o Encontro Ibero-Americano de Chefes de Estado e Governo, em Mar Del Plata (Argentina) e os quatro vencedores dividem o total de 100 mil euros em reconhecimento às suas iniciativas.
Esta é uma grande oportunidade de ampliar a visibilidade de iniciativas brasileiras no cenário mundial, aumentando nossa relevância no desenvolvimento de novas iniciativas voltadas para inovação e empreendedorismo geradas nas Instituições de Ensino Superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário