Redirecionamento

javascript:void(0)

sábado, 2 de outubro de 2010

Abertas as inscrições do Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça


Brasília – Já estão abertas as inscrições para o  Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para Artes Plásticas, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Serviço Social da Indústria (SESI). O prazo vai até 10 de dezembro próximo. Esta é quarta edição do  prêmio, que tem como objetivo apoiar novos talentos e fortalecer a cultura nacional, contemplando cinco artistas com ajuda e orientação de um crítico ou curador e com uma bolsa de trabalho no valor de R$ 30 mil para cada um.  
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelos Correios. A regulamentação com mais informações sobre o prêmio está disponível no site www.cni.org.br, no link prêmios da indústria ou na página http://www.sesi.org.br/premioartes/
Podem participar pessoas físicas residentes no Brasil, sejam brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros com visto de permanência definitiva há mais de cinco anos. Os candidatos devem ter realizado entre duas e dez exposições em galerias comerciais, ter até 20 anos ininterruptos de atividade artística e haver nascido depois de 1962. Grupos artísticos também podem participar.  
Apontado pela crítica como um dos projetos mais inovadores do país, o prêmio é voltado para trabalhos de arte contemporânea, tendo em vista ser a renovação outro dos seus objetivos.  A homenagem ao advogado, colecionador e galerista pernambucano Marcantonio Vilaça é um reconhecimento à sua dedicação e paixão pela arte contemporânea. 
O Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça prevê duas etapas. No primeiro ano de trabalho, os críticos e curadores orientam os vencedores na produção de suas peças. No segundo ano, são realizadas exposições itinerantes por seis capitais. 
A premiação deste ano deverá ocorrer em março de 2011, em Goiânia. Em seguida, é iniciada a fase de acompanhamento técnico dos artistas. A etapa das exposições começa em 2012.  
O lançamento desta quarta edição ocorreu em Salvador, juntamente com a mostra itinerante dos vencedores da edição anterior. Os artistas selecionados na terceira edição foram Armando Queiroz, Eduardo Berliner, Henrique Oliveira, Rosana Ricalde e Yuri Firmeza.  
Lançado em abril de 2004, o Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça ocorre a cada dois anos, justamente pela peculiaridade de um ano para a confecção das obras e de outro para a exposição itinerante. Na primeira edição, realizada entre 2004 e 2005, foram inscritos 927 trabalhos. Os vencedores foram Lucia Koch, Marilá Dardot, Paula Trope, Renata Lucas e Thiago Rocha Pitta. A segunda edição (2006-2008) registrou 744  inscritos. Os trabalhos vencedores foram de Carlos Mélo, Gisela Mota e Leandro Lima, Laura Lima, Lúcia Laguna e Sara Ramo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário