Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Villa Jequiti fecha parceria social com a Estação Conhecimento de Tucumã (PA) para venda de biojoias

Colares e brincos produzidos com sementes e madeira por artesãs do interior do Pará serão comercializados pela unidade de não-cosméticos do Grupo Silvio Santos e toda a renda será revertida para a cooperativa


A Villa Jequiti, unidade de não-cosméticos do Grupo Silvio Santos começará a vender biojoias no fim do mês de maio engajando-se em um importante projeto de responsabilidade social e geração de trabalho e renda. Esse projeto é uma parceria com a Estação Conhecimento de Tucumã (Pará), uma instituição social que é iniciativa da Fundação Vale juntamente com o setor público e a sociedade civil. Biojoias são joias feitas a partir de sementes ou plantas da Amazônia e a primeira encomenda feita pela empresa é composta por colares e brincos confeccionados com sementes de açaí, morototó, jupati e madeira.

Primeira de uma série de 18 unidades que serão construídas no país nos próximos três anos, a Estação Conhecimento de Tucumã foi inaugurada em outubro de 2008. Ela surgiu por meio de um estudo feito pela Fundação Vale no Sudeste do Pará em que foram mapeadas necessidades locais, e identificadas potencialidades e fragilidades. Em seguida, foi encomendada uma pesquisa de mercado que apontou a produção de biojoias como uma vocação econômica local e uma oportunidade de negócio sustentável, que tem como alvo um consumidor consciente e sensível ao apelo ambiental.


“O objetivo vai muito além de formar artesãs. A ideia é estimular a vocação e o trabalho delas. A expectativa de crescimento da cooperativa e da ampliação do negócio cresce na parceria com a Jequiti. Acreditamos no potencial desta iniciativa também pelo apelo ambiental, já que remete a sustentabilidade, é economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo”, comenta o diretor-presidente da Fundação Vale, Silvio Vaz. E complementa: “A inclusão de produtos da Cooperativa dos Beneficiadores e Artesãos de Biojoias de Tucumã no catálogo de vendas da Villa Jequiti é um exemplo prático de Parceria Social Público-Privada (PSPP). Ela mostra que a união de esforços, conhecimento e recursos de governos, empresas e sociedade civil organizada pode incentivar as vocações locais e criar novas formas de geração de renda. É essa a lógica de desenvolvimento local sustentável de longo prazo que a PSPP traz à tona”.


Segundo a gerente da Villa Jequiti, Rebeca Abravanel Ferreira, o objetivo é apoiar a iniciativa da Fundação Vale em parceria com a Estação Conhecimento oferecendo o canal de vendas e o catálogo da Villa Jequiti para comercializar as peças produzidas pela cooperativa. “Inicialmente escolhemos três conjuntos de cores diferentes e todo o lucro arrecadado será das artesãs cooperadas. A Jequiti não terá qualquer lucro nas vendas“.


Oficina de Biojoias - As biojoias fabricadas na cidade paraense de Tucumã, a 937km de Belém, tomam forma pelas mãos de artesãs que moldam estas verdadeiras peças da natureza. Essas mulheres, que fazem parte de uma cooperativa, participam de um projeto social de geração de renda que nasceu na Estação Conhecimento. “Para elas, isto significa a inserção no mercado de trabalho e melhoria da autoestima. Elas passam a contribuir para o aumento da renda e da qualidade de vida de sua família”, diz Silvio Vaz.

Para a realização do oficio, as mulheres aprenderam a transformar manualmente matérias-primas naturais em autênticas biojoias. Grande parte das sementes é natural do Pará e existe um processo de beneficiamento destas para que sejam aperfeiçoadas e moldadas no formato ideal para cada peça. Isto é feito na própria Estação Conhecimento de Tucumã, onde duas salas são cedidas para que as artesãs exerçam o ofício. Em setembro de 2009, foi promovida uma qualificação profissional através da qual elas receberam noções de empreendedorismo e gestão de negócios. Enquanto trabalham, muitas delas têm os filhos bem perto, participando de atividades educativas, esportivas e culturais, disponíveis na Estação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário