Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Fotografias dos Índios Tembé continuam em exposição na reserva indígena no Pará



A "Exposição Fotográfica Etnia Tembé", do repórter fotográfico Ray Nonato, continuará em cartaz até dia 30 de abril a pedido dos índios Tembé, na aldeia Tembé Frasqueira, no município de Santa Luzia do Pará.  


As imagens são um registro do cotidiano da tribo Tembé. Hoje, 11 aldeias estão localizadas na reserva Terra Indígena Alto Rio Guamá, localizada no município de Santa Luzia do Pará. Embora sejam falantes da Língua Portuguesa, os índios ainda preservam a língua Tenetahara que em português significa "nós somos gente verdadeira". As influências do modo de vida urbano são visíveis na tribo Tembé, mas segundo o repórter fotográfico Ray Nonato, eles utilizam essas influências para melhorar as condições de vida da própria tribo.

A exposição foi inaugurada no Dia do Índio, 19 de abril. As fotografias medem 50 cm x 75 cm. Todas estão expostas em uma oca, sustentadas por redes, cipós, folhas e estruturas de cocás. Ray Nonato desenvolve um trabalho de registro do cotidiano de comunidades tradicionais como quilombolas e ribeirinhos, além de tribos indígenas. "Quero preservar a história deles para que eles tenham o registro e para divulgar a história deles", justificou Ray. 

A ideia de expor as fotografias na própria tribo partiu do próprio fotógrafo. "Queria ver a reação deles." As fotografias expostas futuramente serão doadas para a tribo Tembé. Antes disso, a mostra será exibida em Capitão Poço, município próximo à reserva indígena, Belém, São Paulo e Rio de Janeiro. As exposições ainda não têm data marcada. 

Ray vislumbra a possibilidade das fotos serem expostas fora do Brasil. Por ocasião do Dia do Índio, a tribo Tembé realizou na reserva indígena a "Semana dos Povos Indígenas". O evento foi aberto ao público. A programação, que incluiu torneio de arco e flecha, apresentação de cantos e danças, atraiu a equipe de reportagem da rádio BBC de Londres que viaja o mundo gravando sons de várias partes do planeta para um programa da rádio. Na tribo Tembé fizeram o registro dos cantos indígenas. "Me entrevistaram. Acharam genial o trabalho porque é de preservação da cultura indígena."  

A "Semana dos Povos Indígenas" e a inauguração da exposição já renderam novos registros que também serão repassados aos Tembé e ampliarão o acervo da exposição.


Fotos Ray Nonato / Edinaldo Silva

Um comentário:

  1. ADOREI MUITO ESSE ASSUNTO SÓ ASSIM FIQUEI CONHECENDO MAIS UM POUCO SOBRE OS INDIOS TEMBÉ.

    ResponderExcluir