Redirecionamento

javascript:void(0)

sábado, 24 de abril de 2010

FIM DE SEMANA TERÁ CHUVAS EM BOA PARTE DO BRASIL


Temperaturas ficam mais baixas no Sul do país


Segundo os meteorologistas da Somar, o fim de semana ainda começa com chuva forte no Paraná, onde a frente fria continua parada. De lá, o sistema também influencia o tempo em São Paulo, parte sul do Estado fluminense e Mato Grosso do Sul. Além das chuvas, a temperatura cai em relação aos últimos dias em São Paulo e Mato Grosso do Sul, no entanto não há previsão de frio significativo e, no domingo, o calor volta para estes Estados. Já no Rio de Janeiro, a previsão é de dias típicos de verão, com sol, calor e pancadas de chuva.

No Sul do Brasil, além do Paraná, ainda chove em grande parte de Santa Catarina e na faixa norte do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas gaúchas, inclusive na Capital, o sábado terá sol e sensação de frio por conta do ar polar e dos ventos que sopram de sul.

No norte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste, o sábado segue com tempo aberto e quente. O sol também predomina na maior parte da Bahia, sertão nordestino e no Tocantins. Ao longo da faixa norte do Nordeste, norte e oeste da Região Norte, chove em forma de pancadas, por conta da Zona de Convergência Intertropical e também da umidade da Amazônia. Algumas chuvas também atingem o leste do Nordeste, geradas pelos ventos úmidos do Mar.

Litoral
O fim de semana começa com mar agitado na costa dos Estados do Paraná e São Paulo, onde também devemos ter ventos mais fortes ao longo do dia. O litoral da Região Sul e de São Paulo devem ter ondas superiores a 2 metros e os ventos ainda devem ser fortes nessas regiões, variando entre 30 e 46 Km/h.

Domingo

Sul
Os temporais retornam no fim do domingo ao Rio Grande do Sul e partes de Santa Catarina. A propagação de uma área de baixa pressão, que posteriormente dará origem à um ciclone extratropical, volta a provocar temporais no Sul do País. Entre o domingo e o início da segunda-feira chuvas fortes acompanhadas de ventos de rajada entre 50 e 80km/h atingem o centro-norte gaúcho e partes de Santa Catarina. No Paraná, os temporais dão uma trégua, mas ainda chove. As temperaturas permanecem baixas desde o sul do Paraná até o Rio Grande do Sul, com mínimas inferiores a 22°C. Já no norte do Paraná, as aberturas de sol, geram máximas ao redor de 26°C.

Sudeste
O sistema frontal se afasta rapidamente e a instabilidade diminui neste domingo. O sol aparece entre poucas nuvens na maior parte da Região e faz calor à tarde de forma geral. Entre a tarde e a noite, instabilidades causam pancadas de chuva isoladas entre o sul do Rio de Janeiro e São Paulo.

Centro-Oeste
A instabilidade também diminui na Regiao e o ar seco volta a tomar conta da maior parte dos Estados. De acordo com os meteorologistas da Somar, somente no centro-sul de Mato Grosso do Sul, instabilidades geram nuvens carregadas e pancadas de chuva, mas não há previsão de temporais. Apenas no sul de Mato Grosso do Sul as máximas ficam abaixo dos 27°C, nas demais áreas o calor predomina.


NordesteAs Ondas de Leste ficam mais intensas e causam chuvas sobre o leste da Bahia, Sergipe e Alagoas, o que também acaba deixando as temperaturas um pouco mais baixas. Pancadas de chuva isoladas e rápidas atingem as regiões costeiras entre Pernambuco e o Ceará. Mais ao norte, a ZCIT provoca pancadas de chuva principalmente sobre o centro-norte do Maranhão. Nas demais localidades o tempo permanece ensolarado, seco e bastante quente.

Norte
A ZCIT e instabilidades provocam chuvas entre o norte do Pará, Amapá, Roraima, Amazonas e em partes do Acre e de Rondônia. Apenas entre o sul do Pará e o Tocantins, o tempo permanece seco e ensolarado. Mesmo com as chuvas as temperaturas ficam elevadas durante a tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário