Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 9 de março de 2012

Transferência de renda contribuiu para a diminuição da pobreza no Brasil, diz Braga

Foto: Vagner Carvalho

O senador Eduardo Braga (PMDB) comentou na noite desta quinta-feira (08) a divulgação de um estudo do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre indicadores sociais e redução da desigualdade no país. Segundo o estudo, a pobreza diminuiu 7,9% entre janeiro de 2011 e janeiro deste ano, mantendo queda pelo 11º ano seguido. Para o senador, a queda é reflexo das políticas públicas de transferência de renda praticadas no Brasil desde asegunda metade dos anos 90 e que tiveram mais ênfase nos últimos nove anos, nos governos dos Presidentes Lula e DilmaRousseff.
 
“Outro fato extraordinário demonstrado pela pesquisa é a enorme mobilidade social. Embora saibamos que milhões de brasileiros a cada ano ascendem às posições mais elevadas da pirâmide social, os números revelados pela pesquisa da FGV nos autorizam a afirmar que estamos em marcha acelerada para acabar com a pobreza neste País”, informou.
 
Para o senador, a redução da desigualdade no Brasil demanda esforço não só do governo federal, mas também dos governos estaduais, que precisam dar continuidade aos programas de transferência de renda e de melhoria da qualidade de vida da população, por meio de programas de educação e saneamento básico, entre outros.
 
No Amazonas, o parlamentar citou ações como o Programa Bolsa Floresta e o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), implantados quando ele esteve à frente do governo estadual. No primeiro, foram beneficiados moradores de 34 unidades de conservação estaduais, que recebem uma bolsa para auxiliá-los a manter 16 milhões de hectares protegidos. No Prosamim, a primeira fase do Programa beneficiou 50 mil pessoas, com ações de responsabilidade social, geração de emprego, renda e cidadania, educação e saneamento. A segunda fase, em andamento, irá beneficiar 100 mil pessoas. Já a terceira fase, que teve financiamento de US$ 280 milhões aprovados pelo Senado na semana passada, deverá beneficiar 30 mil pessoas.
 
“Acredito que a multiplicação de iniciativas dessa natureza será a maior garantia de que, nos próximos anos, estaremos comemorando novos êxitos no combate à pobreza e na redução das desigualdades sociais em nosso país”, ressaltou.
 
Dia Internacional da Mulher
 
Na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o senador Eduardo também comentou, em discurso no Plenário do Senado, pesquisa mencionada no estudo da FGV e que mediu as expectativas de satisfação futura de homens e mulheres de 158 países. Segundo a pesquisa, realizada pelo Instituto Gallup, os brasileiros são tetracampeões na expectativa de felicidade futura e que as mulheres do mundo, incluídas as brasileiras, acreditam em maior felicidade, em comparação às expectativas dos homens.
 
Segundo o senador, a pesquisa do Gallup revelou que as mulheres solteiras são mais felizes que as casadas e as mulheres com 21 anos estão mais satisfeitas que as mais velhas.
 
“Isso (de mulheres mais novas serem mais felizes) é de se entender. Nós que somos da Amazônia sabemos que as mulheres envelhecem rapidamente, pois vivem numa região aonde as políticas públicas ainda são deficitárias e precisam de muitos avanços”, comentou.
 
Assessoria de Imprensa do senador Eduardo Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário