Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 13 de março de 2012

Faltam 100 dias para a Rio+20

Contagem regressiva encoraja maior ação para a sustentabilidade.

Faltando 100 dias para a Conferência Rio+20 que acontecerá em junho, no Rio de Janeiro, a ONU pede que governos, empresas e sociedade civil sejam mais ambiciosos em seus projetos para que a Rio+20 alcance um resultado que efetivamente acelere a mudança para soluções mais sustentáveis para os problemas mais urgentes do planeta.
Enquanto o mundo enfrenta desafios globais urgentes – que vão do acesso a água, energia e alimentos, mudança climática, oceanos poluídos, desemprego, e as crescentes desigualdades – a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) é uma oportunidade histórica para que os líderes de governo e os participantes da sociedade civil possam desenvolver políticas e medidas para promover a prosperidade e reduzir a pobreza, conseguir a equidade social e assegurar a proteção ambiental.
Os países continuarão as negociações na próxima semana sobre estes e outros resultados propostos pela Rio+20 em uma reunião intersessional, que será realizada em Nova York de 19 a 27 de março. Outra rodada de negociações está agendada para ocorrer de 23 de abril a 4 de maio, também em Nova York, com a rodada final no Rio de Janeiro, de 13 a 15 de junho, antes da Rio+20 que será entre 20 e 22 de junho.
O processo de negociação do documento final da Rio+20 começou formalmente em Nova York em janeiro deste ano, com discussões sobre o “Rascunho Zero” intitulado “O Futuro que Queremos”, que foi baseado em mais de 6.000 páginas de comentários de Estados-Membros da ONU, grupos da sociedade civil, empresas e outros atores sociais.
“Os desafios estão aumentando. Temos 100 dias até a Rio+20. Cem dias para uma oportunidade única em uma geração. Devemos concordar em soluções sustentáveis para construir o futuro que queremos”, afirmou o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.
Ban designou o desenvolvimento sustentável como uma questão prioritária para a ONU nos próximos cinco anos e lançou uma grande iniciativa em energia para prover até 2030, acesso universal a eletricidade, o dobro da taxa de melhoria da eficiência energética e uma duplicação da quota das energias renováveis no cenário global.
Para comemorar o marco de 100 dias e para destacar a campanha ‘O Futuro que Queremos’, os parceiros globais, os ‘Major Groups’ e parceiros do Sistema das Nações Unidas usarão as mídias sociais para compartilhar mensagens de apoio e destacar algumas das questões mais importantes, bem como os objetivos da Rio+20.
“O envolvimento da sociedade civil é essencial para o sucesso da Rio+20”, disse Sha Zukang, Secretário-Geral da Conferência. “Através dos meios de comunicação social, esperamos atingir um número cada vez maior de pessoas para destacar a importância deste evento mundial e a necessidade de agir agora para promover o desenvolvimento sustentável.”
Ajudar os países e comunidades a avançar para uma economia verde, acelerando os esforços para erradicar a pobreza, será fundamental nas discussões da Rio+20. Os governos também vão considerar maneiras de melhorar a eficácia das instituições internacionais que apoiam o desenvolvimento sustentável. A expectativa é de que governos, empresas e outras partes interessadas registrarão mais de 1.000 compromissos voluntários, concretos e mensuráveis de apoio à sustentabilidade global.
Os Estados-Membros e outras partes interessadas estão considerando o lançamento no Rio de um conjunto de “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, que se concentrarão e estimularão um compromisso político renovado para o desenvolvimento sustentável. Os objetivos abordariam os três aspectos do desenvolvimento sustentável – social, econômico e ambiental – de forma integrada.
Mais de 100 Presidentes e Primeiros-Ministros, junto com milhares de parlamentares, prefeitos, funcionários da ONU, executivos, líderes de ONGs, acadêmicos e representantes de muitos outros grupos da sociedade civil, vão se reunir no Rio de Janeiro. Cerca de 50 mil pessoas são esperadas para participar da Conferência, com outros milhares esperados no Rio de Janeiro no mesmo período. Fora das discussões oficiais, cerca de mil eventos focados em questões relacionadas estão programados antes e na época da Rio+20.
Para mais informações sobre a Rio+20, visite o site de informações do evento (www.onu.org.br/rio20), o site oficial do evento em inglês (www.uncsd2012.org) ou sua versão em português (www.rio20.info).

Informações à imprensa

Para entrevistas e mais informações em inglês, entre em contato Dan Shepard, tel 1-212-963-9495, shepard@un.org, ou Pragati Pascale, tel 1-212-963-6870, pascale@un.org, do Departamento de Informação Pública das Nações Unidas.
Para informações em português, entre em contato com Valéria Schilling ou Gustavo Barreto, do Centro de Informação da ONU para o Brasil (UNIC Rio), nos telefones (21) 2253-2211, (21) 8202-0171 e (21) 8185-0582, ou pelo e-mail unic.brazil@unic.org ou rio20@onu.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário