Redirecionamento

javascript:void(0)

sábado, 10 de março de 2012

Abertas inscrições para Programa de Estágio Voluntário

O trabalho de educação ambiental do projeto "Tartarugas da Amazônia" será realizado em Manaus, por meio de palestras em escolas e de eventos, como o Circuito da Ciência, que ocorre no Bosque da Ciência do Inpa


O Projeto "Tartarugas da Amazônia: Conservando para o Futuro", coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), lançou no dia primeiro de março o edital de seleção para o Programa de Estágio Voluntário


O objetivo do programa é propiciar aos estudantes de graduação e graduados oportunidades de realizar trabalhos de extensão e aplicar conhecimentos específicos voltados às diversas práticas em pesquisa científica nas áreas de Ecologia, Manejo e Conservação dos quelônios da Amazônia e Educação Ambiental.

O edital está disponível no site do projeto: www.tartarugasdaamazonia.org.br). Os candidatos devem se inscrever enviando, para o email tartarugasdaamazonia@gmail.com, os seguintes documentos até o dia 15 de maio: currículo resumido no formato lattes CNPq (http://lattes.cnpq.br/); documentos comprobatórios do currículo, digitalizados; carta de intenção; histórico escolar para graduandos e declaração de conclusão de curso ou diploma para graduados; carta de recomendação de um orientador e/ou professor da instituição de ensino superior.

Os candidatos deverão escolher entre duas áreas de atuação: pesquisa e educação ambiental. O trabalho de pesquisa é realizado na Reserva Biológica do Rio Trombetas, no estado do Pará (distante dois dias de Manaus em viagem de barco) e conta com o apoio do Instituto Nacional de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
 O voluntário que participar deste programa terá a oportunidade de aprender sobre técnicas de manejo e conservação de quelônios, além de conhecer uma realidade amazônica que não está nos roteiros turísticos, além de ser responsável pela elaboração de material educativo, realização de palestras, organização de diversas atividades voltadas à sensibilização de pessoas quanto ao problemas existentes para a conservação dos quelônios amazônicos.

 Durante os meses de setembro a janeiro são realizados estudos sobre a ecologia de quelônios do gênero Podocnemis, conhecidos na região amazônica como tartaruga, tracajá, pitiú (ou iaçá) e cabeçudo. O monitoramento das populações naturais destas espécies é realizado através da captura, marcação e recaptura na REBIO. Também são realizados estudos sobre o comportamento e sobre a ecologia de ninhos nos sítios de desova protegidos pelos agentes ambientais contratados pelo ICMBio e pelos moradores locais.
 A inscrição será confirmada por email e os critérios de seleção serão: o envio do material solicitado no edital dentro do prazo estipulado; a análise do currículo e da carta de intenção. Ao final do programa, os voluntários receberão um certificado do Projeto Tartarugas da Amazônia, que é patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental. Dúvidas sobre o programa de estágio serão respondidas através do email tartarugasdaamazonia@gmail.com ou pelo telefone (92) 36433609.

Projeto Tartarugas da Amazônia: Conservando para o Futuro
Na região Amazônica, as tartarugas, tracajás e iaçás são espécies tradicionalmente utilizadas pelas populações locais como fonte de alimento. Embora não estejam classificados como ameaçados de extinção pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), essas espécies constam na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. A tartaruga-da-amazônia, por exemplo, é classificada como dependente de programas de conservação, já o tracajá e a iaçá como vulneráveis à extinção.

As espécies são pesquisadas pelo projeto Tartarugas da Amazônia, desenvolvido pela Associação de Ictiólogos e Herpetólogos da Amazônia e com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental. Além dos quelônios citados, o projeto também desenvolve estudos que visam à conservação dos cabeçudos e irapucas que também habitam a reserva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário