Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Renê Levy nega atraso na entrega das defensas da Ponte Rio Negro no AM

Em dezembro do ano passado,o titular da Secretaria do Estado da Região Metropolitana (SRRM), Renê Levy afirmou que as defensas da Ponte Rio Negro seriam instaladas até este mês. Mas, o prazo para a entrega desta parte do empreedimento mudou.

Fabricação das defensas, em sua primeira etapa. Foto: DIvulgaçãoDe acordo com Levy, as estruturas serão instaladas até o fim do próximo mês (março). O secretário alegou que a entrega não foi adiada e que o cronograma está sendo seguido. “Acontece que vários equipamentos vêm de fora. Estes insumos foram fabricados especificamente para a obra. As poitas (ancoragem) já estão instaladas. Agora, vamos fazer os ajustes de posicionamento”, informou Levy.

Construídos na China e na Espanha, as amarras, elos e guinchos vieram de barco para o Amazonas. Segundo o diretor do Estaleiro Rio Negro (Erin), Carlos Custódio, o peso dos materiais impossibilitou o transporte por via aérea. “Há cabos específicos que não são construídos no Brasil. Além disso, são precisos tamanhos diferentes para os canais principais e os secundários”, explicou.

Importância das defensas

As defensas são estruturas criadas com a finalidade de proteger os pilares da ponte em situações de colisão. Para evitar possíveis impactos com embarcações, as estruturas se ajustarão de acordo com o nível do rio Negro. A parte inferior já foi instalada. Atualmente, os operários constroem a parte mais visível do monumento.

Orçada originalmente em R$ 89 milhões, a construção das defesas recebeu um aditivo de supressão. A medida levou à redução do valor para R$ 64 milhões, uma economia de 25%. “Normalmente, há aditivo para aumentar o valor, o que não ocorreu neste caso”, desatcou Levy.


Conforme o secretário, as defensas têm capacidade para suportar choques de embarcações de até 20 mil toneladas. Os canais principais e secundários terão dois sentidos de navegação, para embarcações que sobem e descem o rio.

Com a instalação das defensas, o projeto de construção da Ponte estará finalizado. O sistema de proteção dos pilares começou a ser construído em agosto de 2011.

A construção das defensas envolve várias fases: jateamento, processamento (corte do aço), pré-montagem, pós-montagem, montagem, soldagem, acabamento, instalação dos equipamentos, pintura, lançamento e apoitamento (ancoragem). Neste processo, trabalham cerca de 350 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário