Em dezembro do ano passado,o titular da Secretaria do Estado da Região Metropolitana (SRRM), Renê Levy afirmou que as defensas da Ponte Rio Negro seriam instaladas até este mês. Mas, o prazo para a entrega desta parte do empreedimento mudou.
De acordo com Levy, as estruturas serão instaladas até o fim do próximo mês (março). O secretário alegou que a entrega não foi adiada e que o cronograma está sendo seguido. “Acontece que vários equipamentos vêm de fora. Estes insumos foram fabricados especificamente para a obra. As poitas (ancoragem) já estão instaladas. Agora, vamos fazer os ajustes de posicionamento”, informou Levy.
Construídos na China e na Espanha, as amarras, elos e guinchos vieram de barco para o Amazonas. Segundo o diretor do Estaleiro Rio Negro (Erin), Carlos Custódio, o peso dos materiais impossibilitou o transporte por via aérea. “Há cabos específicos que não são construídos no Brasil. Além disso, são precisos tamanhos diferentes para os canais principais e os secundários”, explicou.
Importância das defensas
As defensas são estruturas criadas com a finalidade de proteger os pilares da ponte em situações de colisão. Para evitar possíveis impactos com embarcações, as estruturas se ajustarão de acordo com o nível do rio Negro. A parte inferior já foi instalada. Atualmente, os operários constroem a parte mais visível do monumento.
Orçada originalmente em R$ 89 milhões, a construção das defesas recebeu um aditivo de supressão. A medida levou à redução do valor para R$ 64 milhões, uma economia de 25%. “Normalmente, há aditivo para aumentar o valor, o que não ocorreu neste caso”, desatcou Levy.
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Conforme o secretário, as defensas têm capacidade para suportar choques de embarcações de até 20 mil toneladas. Os canais principais e secundários terão dois sentidos de navegação, para embarcações que sobem e descem o rio.
Com a instalação das defensas, o projeto de construção da Ponte estará finalizado. O sistema de proteção dos pilares começou a ser construído em agosto de 2011.
A construção das defensas envolve várias fases: jateamento, processamento (corte do aço), pré-montagem, pós-montagem, montagem, soldagem, acabamento, instalação dos equipamentos, pintura, lançamento e apoitamento (ancoragem). Neste processo, trabalham cerca de 350 pessoas.
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