Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Paratur receberá em março especialista do BID

O Programa Nacional de Desenvolvimento de Turismo (Prodetur), desenvolvido pelo Ministério do Turismo e executado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) realizou na manhã desta terça-feira (14), no auditório Carlos Rocque, a segunda reunião com servidores da instituição, envolvidos direta e indiretamente com as ações do programa. O objetivo foi analisar o estágio atual de execução do programa e revisar o detalhamento técnico de algumas ações, como a supervisão financeira. O Prodetur conta com investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em fase de aprovação.

O evento deu continuidade à pauta da última reunião, realizada na quarta-feira (8), com representantes da Diretoria Administrativa Financeira (DIAF), Gerência Financeira e Contábil (GFIC), Correção de Controle Interno (CCI) e Núcleo de Planejamento (NUP), na qual foram apresentadas e discutidas as matrizes da Análise de Riscos do Projeto.

Para Márcia Bastos, coordenadora do Prodetur no Pará, o momento é de preparação para receber uma das últimas missões do BID, que deve resultar na assinatura de convênio com o governo do Estado. “A importância dessa reunião é organizar a Paratur para receber o programa”, informou Márcia. Está prevista para o início de março a chegada do especialista em Gestão Financeiro do BID, José Luiz Vazquez, para orientar a preparar a documentação financeira relacionada ao Prodetur.

Prodetur - O Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo foi criado pelo governo federal, por meio do Ministério do Turismo (MTur), para financiar programas regionais de turismo com recursos do BID, e foi concebido para estimular o aumento da capacidade competitiva dos destinos turísticos e consolidar a política de turismo nacional, por meio de gestão pública descentralizada, participativa e em cooperação com outros setores.

Para cumprir essas diretrizes, o programa regional tem como objetivo aumentar a participação da atividade turística na economia, com geração de renda e emprego para as comunidades locais, por meio da consolidação do Estado como destino preferencial nos segmentos de ecoturismo e turismo cultural nos mercados regional, nacional e internacional.

Para isso, o programa abrange os polos Belém, Marajó e Tapajós, que fazem parte dos roteiros internacionais do Programa de Regionalização do Turismo do MTur, e que no âmbito do Proecotur foram identificados com grande potencial para o desenvolvimento do turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário