Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Pará recebe auditoria para avaliar situação da febre aftosa no Estado

Depois da visita do secretário nacional da defesa agropecuária do Ministério da Agricultura, Francisco Jardim, e do coordenador do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (Pnefa), Plínio Lopes, iniciou nesta segunda-feira, 13, e se prorrogará até o dia 17 de fevereiro, uma nova auditoria para decidir sobre a mudança de status sanitário do Estado em relação à febre aftosa. Três auditores fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), sendo um médico veterinário de Belém e dois médicos veterinários de Brasília, são pessoas capacitadas e qualificadas na questão de auditoria de campo. 

Os fiscais estão acompanhando os técnicos da Agência de Defesa do Pará, analisando as atividades voltadas à vigilância epidemiológica, fiscalização de propriedades de risco, fiscalização de trânsito animal e controle das vacinas. A auditoria começou na sede da Adepará em Belém, passando pelos municípios de Mãe do Rio e Castanhal, nordeste paraense; arquipélago do Marajó: Salvaterra e Cachoeira do Arari; por último, Baixo Amazonas: Santarém, Alenquer e Oriximiná.

De acordo com o diretor operacional, Sálvio da Silva, os resultados estão sendo positivos, apesar de algumas correções que serão necessárias, o que é natural, “mas claramente está denotada uma ascensão da Adepará na defesa animal”. O órgão está em plena capacidade de execução dos programas. A expectativa dos profissionais em atuação é atender os requisitos necessários para iniciar o processo soroepidemiológico no intuito de tornar o Pará livre de aftosa com vacinação a nível nacional e internacional até maio de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário