Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ONU premia brasileiros como “heróis da floresta”

Casal foi assassinado em emboscadaO jornalista Paulo Adario vai receber nesta quinta-feira (9), em Nova Iorque (EUA), o prêmio “Herói da Floresta”, da ONU. Além de Adario, a ONU vai premiar como “heróis da floresta” Paul Nzegha Mzeka, (Camarões), Shigeatsu Hatakeyama (Japão), Anatoly Lebedev (Rússia) e Rhiannon Tomtishen e Madison Vorva (Estados Unidos).

Conferido pela primeira vez, o prêmio da ONU é o reconhecimento à contribuição de “inúmeros indivíduos ao redor do mundo que dedicam suas vidas para ajudar florestas de formas silenciosas e heróicas”. O prêmio será entregue durante a cerimônia de encerramento do “Ano Internacional das Florestas”, comemorado pela ONU no ano passado.

Paulo Adario é diretor do Greenpeace Brasil. Em 2001, levou uma equipe para ajudar a tribo indígena a demarcar e proteger as suas terras. A iniciativa resultou na proteção de 1,6 milhões de hectares de floresta. É um dos pioneiros na coordenação internacional de campanhas públicas de combate ao desmatamento e na defesa de soluções sustentáveis para a região.

A ONU mudou a programação para conceder um prêmio especial ao casal de líderes extrativistas José Claúdio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva. Ambos foram assassinados no final de maio do ano passado numa emboscada no município de Nova Ipixuna, no sudeste do Pará.

Como o jornalista Felipe Milanez concorria ao prêmio “Herói da Floresta”, a ONU viu o documentário dele, “Toxic Amazon”, ficou impressionada com a história do casal e decidiu prestar homenagem a Zé Cláudio e Maria.

Estava previsto apenas prêmio para heróis “vivos”, mas Aline Fonseca e Barbara Soalheiro, do TEDxAmazonia, que inscreveram Milanez, também inscreveram o casal.

- É uma honra imensa contribuir para o reconhecimento da luta deles, que eu tive a chance de conhecer em vida. Será exibido um trecho do meu filme - disse Milanez. Ele está em Nova Iorque com Laisa Santos Sampaio, que representa a família de Zé Cláudio e Maria. Laisa é irmã de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário