Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Número de registros de dengue cai 95% nos últimos 4 meses, no AM

Dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) sobre os registros de casos de dengue no Amazonas apontam para redução de 95% no número de infectados com a doença nos últimos quatro meses (outubro de 2011 a janeiro de 2012), em comparação com o mesmo período entre 2010 e 2011. De acordo com o Sistema de Informações de Agravos de Notificações do Amazonas (Sinan-AM), a redução foi de aproximadamente 10 mil casos para 487 em todo o Estado.

Apesar da redução, são mantidas ações para evitar a proliferação da doença, principalmente na estação chuvosa. A estratégia de atuação tem como base os dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LirAa), realizado pelas secretarias municipais de saúde de 26 municípios, com o acompanhamento da FVS, no período de outubro do ano passado a janeiro deste.

Dengue (Foto: Carlos Lima/FVS)O resultado do mapeamento apontou alto risco para ocorrência de casos de dengue em sete municípios amazonenses: Humaitá, Borba, Boca do Acre, Manaus, Manicoré, Nova Olinda do Norte e São Gabriel da Cachoeira. Dados do levantamento apontam que, em Manaus, 11,7% da população do inseto está na zona leste; 23,7% na zona oeste; 14,8% na zona sul e 6,7% na zona norte.

No período de outubro de 2011 a janeiro deste ano, época considerada de risco para a doença em virtude das chuvas, os maiores registros de casos de dengue no Sinan-AM foram nos municípios de Manaus com 298 casos confirmados laboratorialmente; São Gabriel da Cachoeira com 141; Manacapuru com 35; Tefé com cinco e Humaitá com dois casos.

De acordo com a FVS, a redução do número de casos de dengue pode ser reflexo do histórico de incidência da doença, que aponta que há uma tendência de redução no número de casos após alto grau de infestação no ano anterior. O diretor-presidente da FVS, epidemiologista Bernardino Albuquerque, explicou que as pessoas se tornam imunes ao tipo de dengue pelo qual foram infectadas e que, como no ano de 2011 houve uma epidemia, a tendência é que este ano haja uma queda significativa na transmissão da doença.

Campanha contra dengue

A Fundação informou ainda que intensificou as ações naqueles municípios onde o LirAa apontou alto risco de ocorrências de casos de dengue. "Enviamos equipes de endemias para atuarem junto aos órgãos de saúde e limpeza de cada localidade. Baseado nos dados de proliferação do inseto, os agentes da FVS se organizam junto aos órgãos de competência para traçar a melhor estratégia de combater a doença", explicou Bernardino.

Outra ação visa evitar que os canteiros de obras em Manaus se tornem potenciais criadouros do mosquito da dengue. A parceria inclui a distribuição de material informativo, com um 'check list sobre os cuidados para evitar acúmulo de água, propício para criadouros do mosquito, em lajes, calhas, lixeiras e entulho. A fiscalização sanitária nos canteiros de obras também foi intensificada.

Via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário