Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Norte-americanos incentivam a agricultura urbana

Em um país onde, em alguns lugares, um hambúrguer mal custa um dólar, enquanto um saco de cenouras tem um preço quase três vezes maior, há muito trabalho a ser feito para tornar os alimentos saudáveis ​​a preços acessíveis. Não há como negar que a insegurança alimentar (dos quais os junk food baratos e nutricionalmente inadequados são uma das principais manifestações) é uma preocupação nos EUA. Na verdade, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) quase 14,5 % dos americanos “experimentaram” a insegurança alimentar em algum momento, em 2010.
Para combater isso, muitas cidades por todo os EUA estão avaliando seu potencial de produção de alimentos e criação de uma legislação especial para promover a agricultura urbana. Segundo a iraniana Rana Amirtahmasebi, planejadora urbana, que trabalha na Unidade de Desenvolvimento Urbano e Governo Local do Banco Mundial, a agricultura ‘urbana’ não implica recusar a alta densidade de edifícios nos centros das cidades para construir fazendas. “Como urbanista, eu sou uma defensora de densidades mais elevadas. No entanto, a terra sobra em torno das cidades ou os espaços residenciais abertos; com nenhum outro uso óbvio poderia ser usado como fragmentos de terra produtivas dentro das cidades.”
Nos EUA, a agricultura urbana começou a nível popular como um movimento de justiça social para combater a insegurança alimentar entre as comunidades menos favorecidas. Dentro de algumas décadas, uma crescente demanda resultou em governos locais que fazem um esforço ativo de apoio à agricultura urbana.

O esforço de Nova Orleans, por exemplo, é considerado louvável. Especialmente porque a agricultura urbana não é apenas sobre a segurança alimentar: ele faz um grande serviço à causa de cidades sustentáveis​​. No nível mais básico, a compra de produtos frescos e cultivados localmente reduz as necessidades de energia e os custos associados às viagens de longa distância e de refrigeração. Moradores da cidade também se beneficiam com um ar mais limpo e temperaturas mais frias no verão. Além disso, a agricultura urbana oferece uma grande oportunidade para converter os recursos não utilizados de terra e água para o cultivo de alimentos.
Baseado nas experiências de Rana, os esforços contínuos de agricultura urbana dentro dos EUA podem ser classificados em três grupos. Cada vez mais, as cidades estão criando planos de agricultura urbana, conselhos de política alimentar e mapas de locais potenciais para a agricultura urbana.
Planos de Agricultura Urbana
A cidade de Oakland, na Califórnia, tem um excelente plano de agricultura urbana chamado "Transformando o sistema alimentar de Oakland: Um plano de ação". O plano inclui uma avaliação preliminar de terrenos baldios de propriedade privada de Oakland, análise de inclinação de locais identificados e recomendações de política alimentar. Segundo o plano, mais de 800 hectares de terras públicas com declives abaixo de 30% existentes na cidade, são adequados para a agricultura urbana. Há muitos outros exemplos de tais inventários, que podem ser replicados em projetos de agricultura urbana internacionalmente. Algumas outras cidades na América do norte têm estoques de terras semelhantes com propriedades adequadas para a agricultura urbana, incluindo Portland, Oregon; Vancouver, British Columbia, Seattle, Washington; Somerville, Massachusetts, Cleveland, Ohio, e Nova York.
Intervenções políticas
Dois anos atrás, o Estado de Maryland, introduziu uma legislação chamada de House Bill 1062, que autoriza os governos locais a darem crédito de cinco anos imposto sobre a propriedade para propriedade agrícola urbana. O Estado definiu as áreas prioritárias que se qualificam para o crédito, a fim de promover o crescimento inteligente. Estas são comunidades desenvolvidas, com infraestrutura existente, em que o Estado pretende concentrar novos investimentos como forma de combater a expansão e os impactos ambientais negativos do desenvolvimento das terras agrícolas. Locais qualificados devem estar entre um oitavo de um acre e dois hectares e ser utilizados exclusivamente para fins urbanos agrícolas.

Maryland reconhece a agricultura urbana como uma coleção de várias ações, incluindo redução de águas pluviais e proteção das águas subterrâneas. Além disso, atividades de desenvolvimento comunitário, tais como doações de alimentos e aulas de conservação de alimentos também estão previstas e permitidas. Atividades de desenvolvimento econômico, incluindo oportunidades de treinamento e emprego, vendas diretas para restaurantes e instituições, e produção temporária para a venda de produtos levantados nas instalações também são permitidos.
Ferramentas de Planejamento Urbano de Apoio à Agricultura Urbana
Cada vez mais cidades dos Estados Unidos estão passando alterações aos seus regulamentos de zoneamento, a fim de permitir o cultivo local de alimentos. Estas alterações de zoneamento visionam fazendas urbanas em todas as partes das cidades, e em alguns casos, permite a venda de produtos em excesso nos mercados locais.
Em muitas cidades, pequenas CSAs (Community Supported Agriculture) surgiram nos quintais de bairros residenciais e estão exigindo que os governos municipais concedão-lhes permissão para vender seus produtos. Várias cidades estão estabelecendo novas sobreposições de zoneamento para permitir essas abordagens empresariais para a produção urbana de alimentos: O Boston Redevelopment Authority criou um projeto de agricultura urbana de rezoneamento para explorar maneiras de alterar o código de zoneamento da cidade para melhor apoiar a agricultura urbana. São Francisco também passou uma emenda de zoneamento para facilitar o cultivo de alimentos e venda em todos os bairros.

Rana completa, “alguns países em desenvolvimento estão muito à frente dos EUA em termos de promoção da agricultura urbana. No entanto, estou otimista de que o cenário está evoluindo rapidamente aqui e esforços para reduzir as ‘milhas alimentares’ vão ganhar impulso à medida que a América urbana perceber o valor de cultivo de alimentos em seu próprio quintal”. Com informações de RanaAmirtahmasebi do Sustainable Cities.

Nenhum comentário:

Postar um comentário