Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

NOOLHAR e Tetra Pak lançam Estação de Coleta Seletiva em escola de Belém.

Belém recebe nesta sexta-feira, 3, a primeira Estação de Coleta Seletiva, localizada no bairro Nova Marambaia. O projeto realizado em parceria com a ONG NOOLHAR e a Tetra Pak vai atender moradores do entorno da Escola Estadual Doutor Carlos Guimarães, no conjunto habitacional Gleba I. Outras 10 estações de coleta seletiva serão instaladas por Belém em parceria com a Tetra Pak, empresa líder mundial em embalagem de alimentos.

A partir das 8h, cerca de 500 alunos vão participar da revitalização da praça que fica em frente à Escola, onde está localizado a Estação de Coleta Seletiva. A partir de então a comunidade já poderá depositar o seu material reciclável. A estação foi construída com placas de embalagem Tetra Pak.

“Estamos atendendo a demanda da população que pedia mais pontos de coleta de materiais para a reciclagem na cidade, além do Ponto de Entrega Voluntária da Riachuelo, que já é um sucesso”, conta Patrícia Gonçalves, coordenadora da ONG NOOLHAR. A escola já desenvolvia vários trabalhos ambientais como recolhimento de água da chuva e cultivo de hortas. “Foi quando percebemos que o projeto deveria sair de dentro da escola e atender a comunidade no entorno”, completa Patrícia.

A comunidade foi orientada para fazer a coleta seletiva corretamente e despejar na Estação. “Foi um trabalho de educação na prática, orientando os moradores do bairro e ensinando sobre os cuidados ambientais, como melhoria de vida, cuidado com o bairro e as suas casas”, comenta Patrícia. Para ela, a população deve compreender que o processo de reciclagem só funciona se um ciclo for fechado, e neste caso inclui os moradores do bairro Nova Marambaia ajudando em casa, o colégio participando com seus alunos e professores, a cooperativa de catadores atuando e gerando renda.

Agora o bairro Nova Marambaia tem uma alternativa para a reciclagem, assim como outros moradores do entorno. “Tínhamos a intenção de estender os projetos da escola para a comunidade, mas nunca imaginávamos que seria possível com a parceria da ONG e a Tetra Pak”, diz Cristina Arruda, diretora da escola. A parceria iniciou em 2009 quando a NOOLHAR foi até a escola realizar oficina de sabão ecológico, reciclando óleo de cozinha. “É um salto para o futuro. É a qualidade de vida que grandes cidades devem ter. Não se transforma nenhuma sociedade se não há educação. Para fazer essa mudança a escola é o local ideal e a parceria com a ONG veio na hora perfeita. Vamos além dos muros da escola”, enfatiza Cristina. Ela conta que pretende espalhar a ideia e criar uma estação de coleta seletiva em todas as escolas do bairro. “Isso seria até uma forma de pressionar o poder público, mas estamos dando exemplo”, diz. 

Data: 03/02/2012

Hora: 8h

Local: Escola Estadual Doutor Carlos Guimarães, no conjunto habitacional Gleba I, quadra K. S\N. Bairro Nova Marambaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário