Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

MDA busca regularizar situação de agricultores familiares em Apuí, no Amazonas

As equipes de georreferenciamento do Programa Terra Legal Amazônia, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), iniciam na segunda-feira (13) a medição de terras públicas federais, assentamentos e do perímetro urbano de Apuí, município do sul do Amazonas. O Terra Legal vai medir 3,8 mil quilômetros.

“O MDA está intensificando os esforços de regularização fundiária em Apuí com o apoio do Incra no Amazonas e do governo do estado”, explica a secretária extraordinária de Regularização Fundiária na Amazônia Legal do MDA, Shirley Nascimento.

Shirley relata que, a partir da regularização da terra, o MDA pode incluir as famílias beneficiadas em outros programas e políticas públicas, como a concessão de Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs), fomento, crédito e a assistência técnica e extensão rural (Ater). O delegado federal do MDA no Amazonas, Lúcio Moraes Carril, também participa da ação na segunda-feira. “Até o final do ano, o georreferenciamento deve estar pronto. Vamos melhorar a qualidade de vida dessas famílias a partir da legalização das terras”, aponta o delegado.

A secretária Shirley esclarece que os esforços em Apuí incluem ainda a regularização da situação ambiental das propriedades. “Quem recebe o título se compromete a cumprir a legislação ambiental. Estamos trabalhando com o governo do estado para garantir a regularidade ambiental”, afirma. “Essa é uma região de fronteira agrícola, de pressão de desmatamento. Estamos fazendo um grande esforço, junto com nossos parceiros, para resolver essa situação, que é uma prioridade do MDA e do governo federal”, completa.

O município de Apuí, distante cerca de 400 quilômetros de Manaus, começou a tomar forma no final dos anos 1970 e início dos 1980 como assentamento, quando o governo federal, em um esforço para colonizar a região, levou para lá mais de sete mil famílias, principalmente do Sul do país. Apesar das dificuldades iniciais do assentamento, o município cresceu e hoje conta com mais de 30 mil habitantes,nas áreas rurais e urbanas. A região de Apuí é a segunda maior produtora de carne do Amazonas e também grande produtora de leite.

Terra Legal no Amazonas

O coordenador do Terra Legal no Amazonas, Luiz Antonio Souza, explica que as equipes de campo estão trabalhando em 35 municípios do Amazonas. “A medição das terras é pré-condição para a titulação das terras. Identificamos mais de 12 mil famílias no estado que podem ser beneficiadas“.

Programa Terra Legal Amazônia

Criado em 2009 e coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Programa Terra Legal Amazônia tem como meta resolver os problemas de regularização fundiária na Amazônia Legal. Seu objetivo é a regulamentação de terrenos ocupados por posseiros em terras públicas federais chamadas de não destinadas. Incluem-se nessa classificação aquelas que não sejam consideradas reservas indígenas, unidades de conservação, áreas de fronteira, Marinha, locais reservados à administração militar e florestas públicas.

Produtores de agricultura familiar e comunidades locais têm prioridade no atendimento do Terra Legal. Os benefícios do programa são diversos, com destaque para a redução do desmatamento e o aumento da produtividade de agricultores familiares.

Ao receber o título de posse do terreno, o dono se compromete a reflorestar a área desmatada ou reduzir o corte. O programa dispõe ainda de uma série de medidas para evitar a regularização de áreas griladas.

Saiba mais sobre o Programa Terra Legal Amazônia no portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário: www.mda.gov.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário