Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Mangal das Garças garante reprodução de 18 tartarugas

O Mangal das Garças ganhou 18 novos moradores. São as tartarugas da Amazônia, que nasceram no fim da tarde do último domingo (12). As espécies “Podocnemis expansa” recebem toda a atenção da equipe do parque, por causa dos predadores, principalmente as garças. Esses filhotes são retirados do ninho e colocados em basquetas com água.

ASCOMSegundo a veterinária do Mangal, Aline Imbeloni, a areia que as tartarugas depositam seus ovos é bastante compactada. “Por isso elas procuram fazer a postura no final da praia, próximo ao início da vegetação, o que no Mangal já seria no pó de brita. Mesmo com essa dificuldade as tartarugas conseguem reproduzir”, explicou.

As tartarugas são colocadas nas primeiras 24 horas em reservas (vitelo) e depois se alimentam de vegetação. No parque recebem couve, ração e pedaços de camarão. Como não há berçário, o animais são colocados à disposição do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para que a retirada seja feita.

Essa espécie não está ameaçada de extinção, apesar de sofrer bastante com a ação predatória do homem, o que vem ocasionando sua reprodução em algumas regiões da Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário