Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Irã corta abastecimento de petróleo para 6 países, diz TV

O Irã já começou sua retaliação às sanções recentes impostas pela União Europeia por seu controverso programa nuclear. Segundo a TV estatal, o governo do país suspendeu as exportações de petróleo para seis países: Holanda, Espanha, Itália, França, Grécia e Portugal.

Ao receber a informação, a porta-voz da Comissão Europeia não mostrou grande preocupação. "Sob as leis da UE, os estados-membros são obrigados a manter uma oferta de, pelo menos, 90 dias, em combinação de petróleo e produtos refinados. Os estoques estão, atualmente, em cerca de 120 dias", destacou Marlene Holzner, reforçando que o corte não levaria a uma escassez imediata.

Pouco depois da notícia ser divulgada, porém, o governo do Irã negou a interrupção das exportações de petróleo. "Se tal decisão for tomada, será anunciada pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã", disse um porta-voz do Ministério do Petróleo.

Programa nuclear - Enquanto isso, a República Islâmica segue com seus planos atômicos. Ainda nesta quarta, ditador Mahmoud Ahmadinejad anunciará a produção de barras de combustível nuclear com urânio enriquecido a 20% e a fabricação de uma nova geração de centrífugas, anunciou a televisão estatal. São as primeiras barras de combustível nuclear fabricadas no próprio país, o que Ahmadinejad classificará de "conquistas atômicas".

(Com agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário