Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Hemopa continua campanha de doação de sangue para o Carnaval

Um dos feriados mais prolongados do ano, o Carnaval exige do Hemopa um estoque maior de sangue para atender as demandas, que vêm principalmente dos hospitais de Belém e do interior do Estado. Por esse motivo, a fundação faz, até sábado (18), a campanha “No carnaval as fantasias são muitas. Use a de doador”. O Hemopa também é responsável pelo atendimento da necessidade de transfusão de milhares de pacientes espalhados pelos 218 hospitais paraenses.

Ano passado, os hospitais do Pará com a maior demanda de sangue foram os prontos-socorros de Belém (da 14 de Março e Guamá), que juntos atenderam mais de três mil pessoas nos dias de folia. “Neste período, a redução de doadores gira em torno de 30%, e a demanda transfusional aumenta consideravelmente. Nossa maior preocupação é equilibrar a oferta de doações com o número de pacientes”, explica a gerente de Captação de Doadores, Juciara Farias.

Segundo ela, o número de doações, que normalmente é de 200 a 250 por dia, cai no período do Carnaval para 180. Em dois dias de mobilização, o Hemopa coletou 744 bolsas de sangue, mas a campanha continua até conseguir atingir a meta necessária. “Ainda dá tempo de ajudar. É só vestir a fantasia de doador e correr até o hemocentro”, ressalta Juciara.

O estudante Átila Costa, 23 anos, já fez sua parte. “Antes de sair de casa para ir à faculdade, vi a propaganda na televisão e resolvi passar no Hemopa para doar sangue. É uma atitude simples, que não vai me atrapalhar em nada e ainda vai ajudar a salvar muitas vidas”, diz.

Os calouros do curso de engenharia ambiental da Universidade do Estado do Pará (Uepa) também aproveitaram a manhã chuvosa para doar sangue. “Resolvemos fazer o trote solidário. É uma forma de ajudar o próximo e entrar na universidade com o pé direito”, afirma o estudante Henrique Vilani, 21 anos. Todos os doadores do período da campanha recebem kit com camiseta, preservativos e material educativo sobre o tema.

Para doar sangue, é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 anos completos e 67 anos e pesar acima de 50 quilos. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. Com a doação são feitos exames para diversas doenças, entre elas aids, sífilis, doença de Chagas, hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sanguínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três meses. O doador deve estar bem alimentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário