Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Governo vai atender reivindicações de índios do sul do Pará

Em audiência realizada na sede da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), em Belém, representantes do Governo do Pará e do Governo Federal ouviram nesta quinta-feira, 9, as reivindicações dos índios da nação Suruí-Sororó, que habitam no município de São Geraldo do Araguaia, às margens da rodovia BR-153, no sul do Pará.

Cláudio Santos/ Ag. ParáVinte e cinco índios participaram do encontro, que teve a presença do secretário-adjunto da Setran, Eduardo Carneiro; do diretor da Companhia de Habitação do Estado (Cohab), Amaro Klautau; procuradores do Ministério Público Federal, além de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e Secretarias de Estado de Educação (Seduc), de Meio Ambiente (Sema), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e do Poder Legislativo.

Os indígenas cobraram a resolução de compromissos assumidos pelos órgãos através de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado em março de 1998 para compensar os impactos ambientais causados pela abertura da BR-153, que antes era PA-153. Eles querem a conclusão do projeto habitacional, melhoramento da vicinal de acesso às aldeias, assistência a saúde e educação.

A Setran e o Dnit assumiram o compromisso de elaborar um cronograma para juntos equacionar as pendências relacionadas às estradas e outros itens de responsabilidades dos dois órgãos. “O Governo do Estado tem todo o interesse de cumprir o TAC”, afirmou Eduardo Carneiro, da Setran. Os dois órgãos farão um levantamento dos custos para as obras solicitadas e irão elaborar um cronograma que será apresentado ao MPF. A partir daí, o próximo passo será firmar convênios a fim de garantir os recursos suficientes para a execução destas obras.

Outras demandas

Representando a Seduc, o coordenador de Educação Indígena, Antonio Paraense, garantiu que já foi construída uma nova escola na aldeia, que começará a funcionar em duas semanas. A Cohab, por sua vez, informou que já construiu 17 casas na Aldeia Itair e 48 na aldeia Sororó e estão previstas ainda a construção de mais 30 casas na área da nação Sororó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário