Redirecionamento

javascript:void(0)

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Governador do Pará avaliará ações para redução de impactos na área de Belo Monte

O governador Simão Jatene recebeu nesta sexta-feira (10), do diretor geral da Unidade de Negócios de Energia da empresa Andrade Gutierrez, Flávio Barra, o relatório das ações que estão sendo implantadas para minimizar os impactos causados nos municípios atingidos pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. “Viemos também com a intenção de buscar parcerias e mostrar para o governador quais as ações que estão sendo feitas nos municípios, e saber como poderemos viabilizar uma parceria neste sentido”, informou Flávio Barra.

Cristino Martins/Ag. ParáO governador avaliará o documento e fará suas considerações, que serão apresentadas em uma próxima reunião, no próximo mês. “A primeira avaliação do governador foi muito positiva. Ele enfatizou que é a favor de atitudes que tragam benefícios para a população atingida diretamente pela barragem”, ressaltou o diretor.

O relatório detalha as ações que o Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM), constituído por 10 empresas brasileiras de Engenharia, para execução das obras civis da hidrelétrica, vem fazendo no Estado, entre elas a formação e a capacitação de mão de obra e o estímulo a fornecedores regionais no atendimento das demandas mais urgentes.

Um dos destaques contidos no relatório é o programa “Capacitar para Crescer”, implantado pelo Consórcio no município de Altamira (no oeste do Pará), que tem como objetivo formar e capacitar pessoal em diversas especialidades. “Já foram formados 2.140 profissionais até janeiro de 2012, e a meta é capacitar 30 mil até o final da obra, sendo 4 mil ainda este ano”, explicou Barra.

A classificação utilizada na obra - por sexo, alojamento e origem - também está apresentada no documento, demonstrando que 67% dessa mão de obra são oriundos do Pará. Os números de contratações mostram que 33% dos serviços foram contratados no Estado, contra 21% de outras Unidades da Federação, restando um percentual de 46% a contratar. “Estamos privilegiando e priorizando os moradores da região, evitando buscar gente de fora”, finalizou.

A reunião foi acompanhada pelo secretário Extraordinário para Assuntos de Energia, Nicias Ribeiro, e o senador Flexa Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário