Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

FAPESP realiza evento preparativo para a RIO+20

A FAPESP realizará, nos dias 6 e 7 de março, o “BIOTA-BIOEN-Climate Change Joint Workshop: Science and Policy for a Greener Economy in the context of RIO+20”. O evento ocorrerá no Espaço Apas, em São Paulo.

O workshop é preparativo para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), também chamada de RIO+20, que será realizada no Rio de Janeiro de 20 a 22 de junho.

O objetivo do workshop é contribuir para as discussões sobre tópicos que estarão em pauta durante a RIO+20 a partir das pesquisas mais avançadas realizadas no Brasil sobre clima, biodiversidade, meio ambiente e energia, entre outros temas. Para tanto, estarão reunidos no encontro pesquisadores de todos os projetos apoiados pela FAPESP relacionados à temática da RIO+20.

Serão apresentados temas como a produção de bioenergia, mecanismos de mitigação das mudanças climáticas e conservação da biodiversidade, ecossistemas, economia verde e economia criativa, políticas públicas, entre outros, sempre no contexto da RIO+20.

A meta da conferência climática mundial é assegurar o comprometimento político dos países para o desenvolvimento sustentável, além de avaliar o progresso feito até o momento e as necessidades de implantar as resoluções dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável realizados nos últimos anos.

Com a presença de chefes de estado e de governo, a expectativa é que a RIO+20 – que marca o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), que também ocorreu no Rio de Janeiro, em 1992, e o 10º aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (WSSD), ocorrida em Joanesburgo (África do Sul), em 2002 – resulte em um documento político focado também nos novos desafios que se impõem a todos os países.

Por isso, os temas em foco na RIO+20 – economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável – estarão presentes também no evento promovido pela FAPESP.

Entre os pesquisadores e especialistas que integram a programação do “BIOTA-BIOEN-Climate Change Joint Workshop” estão José Goldemberg, professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (USP), o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado e Carlos Joly, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), titular da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e coordenador do Programa BIOTA-FAPESP.

Thomas Lovejoy, da Universidade George Mason e do Wilson Center, nos Estados Unidos, falará sobre “Ciência da biodiversidade no contexto da RIO+20”. Edward Wilson, da Universidade Harvard, abordará por videoconferência o tema “O que esperar da conferência RIO+20”.

Jacques Marcovitch (USP), Israel Klabin (FBD), Rubens Ricupero (Instituto Fernand Braudel), José Eli da Veiga (USP), Fábio Feldman (FF Consultores), José Pedro de Oliveira Costa (Comissão Paulista de Biodiversidade), Fernando Rei (Cetesb) e Paulo Moutinho (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) também realizarão apresentações no evento.

O workshop será realizado no Espaço Apas (Associação Paulista de Supermercados), localizado na R. Pio XI, nº 1200, no Alto da Lapa, em São Paulo (SP).

Mais informações e inscrições: www.fapesp.br/rio20

Nenhum comentário:

Postar um comentário