Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Família sueca faz sucesso com o desafio de reduzir pegada de carbono

Assumir o compromisso de reduzir a emissão individual não é fácil, convencer os parentes a fazer o mesmo pode ser ainda mais complicado. Mas, uma família de classe média na Suécia aceitou o desafio e participou do projeto One Tonne Life.

Os quatro integrantes tinham como meta reduzir suas emissões de dióxido de carbono, de seis ou sete toneladas anuais (média de uma família da Suécia) por apenas uma. Para que o objetivo fosse alcançado, a família se mudou para uma casa ecológica próxima a Estocolmo.

A casa possui paredes triplas, super isolamento térmico e células fotovoltaicas que forneceram a energia necessária para os moradores. Durante um período de seis meses, a família Lindell viveu um estilo de vida sustentável.

Com ajuda da Universidade Chalmers desenvolveu métodos e cálculo da pegada de dióxido de carbono da família. "O projeto se chama Vida de Uma Tonelada (One Tonne Life) e é um desafio para a família viver da forma mais climaticamente correta, reduzindo a pegada de carbono anual para o equivalente a uma tonelada de carbono por pessoa", afirmou o pai, Niels Lindell.

A meta por pouco não foi alcançada, os Lindell fizeram 1,5 toneladas, sendo que o transporte e consumo de energia elétrica foram as áreas em que a família obteve o maior progresso. Os hábitos alimentares também foram alterados. Tiveram o cuidado de evitar o desperdício de comida e variou o cardápio, optando sempre por mais verduras, do que carnes. Eles também precisaram controlar o uso de celulares e eletrônicos e utilizaram um carro elétrico.

Ao fim, a família conseguiu reduzir suas emissões de CO2 provenientes dos transportes em quase 95%, a partir de alimentos em 80%, e em outras áreas 50%. Isso significa que a pegada de CO2 em geral diminuiu 75%. 

Com informações da BBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário