Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Encontro internacional promovido pelo Iphan discutiu patrimônio cultural e sustentabilidade

Com o tema Patrimônio Mundial e Desenvolvimento Sustentável, cerca de 40 especialistas de vários países estiveram reunidos em Ouro Preto até esta quarta-feira, 8, para refletir e o debater sobre a aplicação da preservação e salvaguarda do patrimônio cultural no âmbito das políticas de desenvolvimento sustentável.

O evento, organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, em conjunto com a UNESCO, serviu também como preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, que acontecerá em junho, no Rio de Janeiro.

Para o Presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, “o encontro e a Rio +20 significam a reiteração e a ampliação do compromisso do Iphan com o futuro, pois o patrimônio cultural brasileiro deve, cada vez mais, se constituir em um agente do desenvolvimento sustentável e de transformação social”.

Os três dias de atividades em Ouro Preto foram marcados por apresentações temáticas, debates e trabalhos em grupo. Foi elaborado um documento síntese, sistematizado pela equipe do Centro de Patrimônio Mundial da UNESCO e apresentado a todo grupo em plenária final. Nas próximas três semanas o documento deverá ser revisado pelos gestores para que seja apresentado na Rio +20.

(Texto e fotos: Glayson Nunes – Ascom Iphan/Superintendência -MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário