Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Encontro de Fundações: evento em Brasília/DF debate criação do Polo de Fundações da América do Sul

Reunidos no Manhattan Hotel, em Brasília/DF, na última segunda-feira (30/01), o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit, e o presidente da Fondation Macif, Alan Phelippe, compartilharam com representantes de diversas instituições, o plano de se criar o Polo Regional de Fundações da América do Sul, que visa à redução das desigualdades sociais, econômicas e ambientais entre os países. Durante o Encontro, os representantes de institutos e fundações convidados concordaram em unir esforços para criar novas perspectivas de desenvolvimento sociocultural sustentável com base na economia solidária e na educação. 

Encontro de Fundações: evento em Brasília/DF debate criação do Polo de Fundações da América do SulEstiveram presentes: Andréia Rabetim, da Fundação Vale; Marcos Kisil, do Idis (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social); Fernando Rossetti, do Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas); André Isnard Leonardi, da Fundação CSN (Companhia Siderúrgica Nacional); Neylar Lins, da Fundação Avina; Maristela Stock, da Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Gerar; Ana Cristina Nóbrega e Juan Carlos Sotuyo, da Fundação PTI (Parque Tecnológico Itaipu); Rafael Gioielli e Daniela Souza, do Instituto Votorantim; Ivan Sant’anna e Maurício Medeiros, da Fundação Odebrecht; Jorge Rafael Almeida e Malena Araújo, da Fundação Orsa; Jackelyne Veneza, da Fundação Araucária; Francisco Azevedo, do Instituto Camargo Corrêa; o professor doutor da Universidade de Brasília (UnB), Ricardo Neder; os assessores da Fondation Macif, Jean Bergevin e Roselyne Serac; além de diretores, gerentes e funcionários da Fundação Banco do Brasil.

Em sua fala, o presidente da Fundação BB, Jorge Streit, disse que “reunir fundações de diversos seguimentos é uma riqueza. O Brasil está crescendo na questão social e de emprego, mas há, ainda, muitas desigualdades sociais e nós precisamos ajudar”. Streit ressaltou que, por meio de parcerias, a Fundação BB tem trabalhado para mudar esse cenário, inclusive, por meio do Prêmio de Tecnologia Social, que reconhece e reaplica diversas experiências bem sucedidas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das famílias em todas as regiões do país.

O presidente da Fondation Macif, Alan Phelippe, explicou que a Rede Internacional de Fundações começou na Europa, já passou pela América do Norte, América Central e que falta agora a da América do Sul. Sem ela, segundo Phelippe, a Rede não estará plenamente constituída. Ele agradeceu a oportunidade de participar do evento e disse: “A primeira impressão de tudo que ouvi é muito boa. Devo dirigir meu imenso agradecimento à Fundação Banco do Brasil pela organização, acolhida e calor humano que encontrei nesse evento”. 

Os direcionamentos do Encontro foram para que, até o final de 2012, aconteça, no Brasil, o IV Encontro Internacional de Fundações, com a participação de representantes das instituições parceiras de todos os continentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário