Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Cientistas atribuem perda da floresta tropical na África às ações humanas

Os seres humanos podem ter sido grandes responsáveis pelo desaparecimento de florestas tropicais na região da África Central, segundo estudo publicado recentemente na revista Science. A teoria foi proposta a partir de pesquisas feitas por cientistas do Instituto de Pesquisa Francês para a Exploração do Mar.

Os estudiosos, liderados pelo geoquímico Germain Bayon, analisaram amostras de sedimentos retirados do rio Congo. Com este material foi possível obter um registro contínuo do clima nos últimos 40 mil anos.

Os dados revelaram que no intervalo de 20 mil anos atrás até 3.500 anos a destruição física e a decomposição química dos minerais ocorreram de acordo com os padrões de chuvas da região. No entanto, há três mil anos a relação entre chuva e intemperismo passou por uma dissociação total. Para a equipe “o clima não poderia ser o único fator para o desmatamento” que ocorreu na região.

Segundo os pesquisadores, a explicação seria a ocupação das regiões que hoje formam a Nigéria e os Camarões, em que os povos Bantu limparam a terra para a agricultura. Para eles, esta prática pode ter impactado diretamente o ecossistema local.

Contradição

O argumento apresentado pela equipe francesa parece não ter agradado a toda a comunidade científica. Muitos pesquisadores ainda se mostram céticos em relação ao tamanho do impacto que o estudo oferece à ação humana. “Mesmo hoje, com muito e intenso cultivo de corte e queima, as práticas agrícolas não criam uma terra nua que estaria sujeita às intempéries. Como é possível imaginar que os agricultores primitivos Bantu, com suas ferramentas simples e pequena população foram mais eficazes na destruição da floresta do que a agricultura moderna na África Central?”, argumenta Katharina Neumann, diretora de arqueobotânica da Universidade de Goethe, em Frankfurt.

Para Ngomanda Alfred, diretor do Instituto de Pesquisa em Ecologia Tropical, no Gabão, os povos Bantu podem ter cooperado para a degradação da floresta local. Porém, as mudanças climáticas foram as grandes responsáveis pela perda da floresta tropical da África Central.

Mesmo com as divergências, David Harris, vice-diretor de ciência no Royal Botanic Garden, no Reino Unido, exalta o fato de que a discussão levanta temas que devam ser sempre considerados, que estão ligados à maneira como as ações humanas podem intensificar as transformações naturais e ainda mais as mudanças climáticas. 

Com informações da Nature.

Nenhum comentário:

Postar um comentário