Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Bumbarqueira leva riqueza cultural do Pará ao carnaval de rua

Carimbó, rock, brega, boi-bumbá, afoxés, cordões, encenações, bandinhas carnavalescas. A mistura de ritmos e manifestações que expressam toda a riqueza da cultura paraense animou uma multidão de foliões na "Bumbarqueira - O Carnaval do Pará", neste sábado (11). Promovido pelo governo do Estado, o evento reuniu atrações de vários municípios do Pará, em três palcos montados no centro histórico de Belém. A programação encerrou à noite, com um grande show na Praça Dom Pedro II.

NenhumOs outros dois palcos foram montados no Ver-o-Peso e na Praça do Carmo. Os dois locais também foram os pontos de concentração para a saída de dois cortejos simultâneos, às 18h, com destino à Praça Dom Pedro II, onde estava montado o palco principal. Nas concentrações, nem mesmo a chuva, que caiu durante a tarde, diminuiu a alegria do público, que pulou e cantou com empolgação pelas ruas do centro histórico.

As jovens Damila Kahrolim, 14 anos, Ariana da Silva, 15, e Joyce Alves, 14, estavam entusiasmadas. Elas se apresentaram no palco da Praça do Carmo com o Grupo Raízes da Terra, de Marapanim (município do nordeste paraense), e depois aproveitaram a festa. “Não pensávamos que seria tão divertido. Diferente de como acontece em outros locais, aqui tem de tudo. Na nossa própria cidade, por exemplo, tem mais axé. Estamos gostando muito”, declarou Joyce. 

O cortejo do Ver-o-Peso foi o primeiro a chegar com os brincantes do Bloco Folia da Limpeza, Palhaços Trovadores, Bloco da Solidariedade, Boi de Máscaras Tinga, Bloco Os Irrecuperáveis, Bloco da Sereia, Bloco do Rei, Bloco Abelha da Saudade, Cordão Mascarados Fobó, Império Romano, Fofó das Virgens, Sereias do Mar, Boi de Máscara Vaidoso, Uiaboys, Bloco Maria Quitéria e Bloco Chulé de Pato.

O cantor Edilson Moreno, que animou a festa no palco principal, recepcionou o cortejo da Praça do Carmo, que reuniu o Bloco Folia da Limpeza, Cordão do Peixe Boi, Bloco Elka, Escola de Samba Deixa Falar, Pretinhos do Mangue, Bloco da Velha, Veludinho Mirim, Bloco Filhos de Glande, Grupo Os Quilombolas, Banda Cantídio Gouveia, Fofó do Lino, Pretinhos, Raízes da Terra, Cordão da Bicharada, Flor do Mangue, Bloco do Kaveira, Chibé da Galera e Mangal dos Urubus.

Integração –“Aqui nós temos os blocos e as bandas de fanfarra de Belém e alguns convidados do interior. Não temos como trazer todos, porque temos uma diversidade imensa, mas conseguimos contemplar grande parte do Estado. Nossa finalidade maior era o grande encontro da nossa cultura, das manifestações do Estado inteiro. E esse objetivo nós conseguimos alcançar”, avaliou a diretora de Interação Cultural da Fundação Cultural Tancredo Neves, Lucinha Bastos.

Segundo ela, para o ano que vem a meta é agregar ainda mais municípios. “O que queremos é cada vez mais trazer o que acontece no interior, que tem coisas maravilhosas. As pessoas perguntam o porquê da Bumbarqueira ser feita no dia 11, já que não é dia de carnaval. Mas a ideia é fazer neste dia justamente por isso, porque essas manifestações têm uma extensa programação, cada um na sua cidade, e nós temos que respeitar isso”, ressaltou.

Para garantir um carnaval tranquilo, a Polícia Militar montou um esquema com 74 homens, 12 cavalos e seis viaturas para rondas e pontos de policiamento. Segundo o tenente Edimar Silva, da equipe de segurança do evento, do início até as 20h, nenhuma ocorrência havia sido registrada. “Toda a festa está transcorrendo tranquilamente”, afirmou. 

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) montou um esquema especial para atender o público, com três pontos de atendimento - um na Praça da Sereia, na Avenida Presidente Vargas; outro no cais do porto, no Boulevard Castilhos França, e outro no anfiteatro da Estação das Docas. Além de pontos de atendimento, duas ambulâncias ficaram de prontidão para transportar pacientes. Nos três pontos da folia também foram distribuídos 2 mil preservativos.

Campanhas - O evento incluiu ainda campanhas educativas nas áreas de saúde e direitos humanos, e orientações sobre reciclagem de lixo, aliando alegria e consciência social. A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) distribuiu material informativo sobre ações de enfrentamento a abuso sexual. Com o apoio do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes do Pará, a ação aconteceu pelo segundo ano consecutivo.

"Bumbarqueira - o Carnaval do Pará" é um evento realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria Especial de Promoção Social, Fundação de Radiodifusão do Pará (Funtelpa), Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Fundação Curro Velho, Fundação Carlos Gomes, Instituto de Artes do Pará (IAP), Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Divisão de Polícia Administrativa (DPA), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Fundação Hemopa, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Escola de Governo do Pará (EGPA), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, Pro Paz, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Celpa, Organização Social Pará 2000, ONG No Olhar, Prefeitura de Belém e Sesc Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário