Redirecionamento

javascript:void(0)

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Bumbarqueira espera reunir mais de 15 mil nas ruas de Belém

O Bumbarqueira vai animar as ruas da Cidade Velha neste sábado (11), a partir das 15h30. Atrações de vários municípios do Estado vão se apresentar em três palcos montados em Belém para mostrar a diversidade da cultura do carnaval paraense. O palco 1 ficará no Ver-o-Peso, onde se apresentarão o grupo Sereias do Mar, de Marapanim; bloco Uiaboys, de Faro; Marquinho Melodia, Grupo Sambelém e Banda Frevo Maior, de Marabá; Pinduca e banda, Edilson Moreno e banda Arte Show, de Vigia.

O palco 2 ficará na Praça do Carmo, com as atrações de Marapanim, grupos Raízes da Terra e Flor do Mangue; de Belém, o bloco Afoxé Ita Lemi Sinavuru e o Cordão do Peixe Boi; de Cametá, o Cordão da Bicharada; e de Santarém Novo, Bloco dos Pretinhos. Às 18 horas, saem os cortejos dos palcos 1 e 2, simultaneamente, em direção ao palco principal, que será montado na Praça Don Pedro II.

O cortejo do Ver-o-Peso contará com o Bloco Folia da Limpeza, Palhaços Trovadores, Banda Arte Show, Bloco da Solidariedade, Boi de Máscaras Tinga, Bloco Os Irrecuperáveis, Bloco da Sereia, Bloco do Rei, Bloco Abelha da Saudade, Cordão Mascarados Fobó, Império Romano, Fofó das Virgens, Sereias do Mar, Boi de Máscara Vaidoso, Uiaboys, Bloco Maria Quitéria e Bloco Chulé de Pato. O cortejo sairá do Ver-o-Peso, passando pela avenida Portugal e rua João Diogo, contornando a praça Felipe Patroni em direção ao palco principal.

O cortejo da Praça do Carmo reunirá o Bloco Folia da Limpeza, Cordão do Peixe Boi, Bloco Elka, Escola de Samba Deixa Falar, Pretinhos do Mangue, Bloco da Velha, Veludinho Mirim, Bloco Filhos de Glande, Grupo Os Quilombolas, Banda Cantidio Gouveia, Fofó do Lino, Pretinhos, Raízes da Terra, Cordão da Bicharada, Flor do Mangue, Bloco do Kaveira, Chibé da Galera e Mangal dos Urubus.

O percurso é da Praça do Carmo, passando pela rua Doutor Assis, travessa Gurupá, rua Doutor Malcher, Igreja da Sé, rua Tomásia Perdigão, e chegando também à praça Don Pedro II. No palco principal quem comanda a festa é a Amazônia Jazz Band, bateria show Crias do Curro Velho e passistas, baterias das escolas de samba de Belém e banda Acordalice, além dos desfiles dos estandartes dos blocos. A festa está prevista para acabar às 21 horas.

Campanhas – “Bumbarqueira é um termo que significa ‘festa sem hora para acabar’, mas na verdade a nossa tem horário definido. Assinamos o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) e estamos obedecendo às regras e normatizações estipuladas. Isso é muito positivo, porque estamos respeitando não apenas a cultura, mas o meio ambiente, o patrimônio público, os foliões e os moradores do entorno”, diz a diretora de Interação Cultural da Fundação Cultural Tancredo Neves, Lucinha Bastos.

Os shows das atrações do palco principal do Bumbarqueira serão transmitidos, ao vivo, pela Rede Cultura de Comunicação (TV, rádio e portal). Sete câmeras serão usadas para a cobertura do evento, que terá flashs no intervalo do jogo Cametá x Tuna. A Rádio Cultura FM terá um estúdio montado nas mediações do palco, especialmente para essa transmissão.

Com a expectativa de reunir mais de 15 mil pessoas, o evento incluirá campanhas educativas nas áreas de saúde e direitos humanos e orientações sobre reciclagem de lixo, aliando alegria e consciência social. “É com informação que conseguimos quebrar o silêncio da sociedade para enfrentar o problema da violência sexual contra crianças e adolescentes”, diz a assessora de Políticas Temáticas dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Leila Silva. Cerca de 80 servidores estarão no desfile informando os brincantes sobre como detectar possíveis casos de violência e as formas de denunciar.

A Sejudh fará a distribuição de material informativo, como folderes e cartazes. A campanha tem apoio do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes do Pará. A ação acontece pelo segundo ano consecutivo, graças aos resultados bem-sucedidos do ano passado, aliando alegria e consciência social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário