Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

BNDES apoia com R$ 5,1 mi Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio

O BNDES aprovou apoio financeiro no valor de R$ 5,1 milhões à Associação de Amigos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (AAJB–RJ) para a instalação da infraestrutura dos programas educativo, museográfico e de divulgação científica do Museu do Meio Ambiente. Os recursos, não reembolsáveis, são provenientes do BNDES Fundo Cultural.

O projeto prevê intervenções sobre os seguintes itens: concepção geral do museu, comunicação visual, design, luminotécnica, elaboração de material educativo, treinamento de equipe de monitores e instrutores, aquisição de mobiliário e equipamentos para a midiateca, implantação do site do Museu e aquisição de equipamentos de informática para infraestrutura operacional (atendimento ao público, atividades interativas, controle automático de temperatura e sistema de segurança).

A operação envolve ainda iniciativa de cunho social. O Museu treinará e concederá bolsas a jovens de baixa renda, oferecendo, além do apoio financeiro, oportunidade de convívio com cultura, artes, educação e ciência.

O projeto dá continuidade à parceria do BNDES com o Museu do Meio Ambiente. O Banco apoiou as obras de restauro e reforma do prédio histórico ocupado pela instituição — já concluídas — e as obras estruturais no subsolo da edificação — em andamento.

Inaugurado em 2008, integrado ao complexo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Museu encontra-se ainda em processo de implantação. Após período de funcionamento parcial, quando apresentou uma exposição de longa duração, foi fechado ao público para realização das obras no subsolo do edifício, que apresentou problemas de infiltração.

O projeto final contempla a ocupação de um segundo prédio, ainda não construído, visando formar um conjunto arquitetônico em que o histórico e o contemporâneo dialoguem. A reabertura do Museu está prevista para ocorrer em junho de 2012, com expectativa de receber 120 mil visitantes por ano.

Guia de aves – O BNDES patrocina a edição do guia Aves do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, cujo lançamento ocorre nesta terça-feira, 14, às 18h30. O livro bilíngue (português e inglês), que também é um projeto da AAJB–RJ, documenta as 130 espécies catalogadas no parque, com fotografias de Lena Trindade e textos do ornitólogo José Fernando Pacheco, do biólogo Henrique Rajão e do analista ambiental Plínio Senna.

O lançamento da publicação será marcado pela abertura de uma exposição homônima, com as imagens que ilustram o livro. A mostra segue até o próximo dia 15 de abril, no Espaço Tom Jobim, que fica dentro do Jardim Botânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário