Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Aparelhos elétricos mais eficientes podem reduzir o valor da conta

O Selo Procel e a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia Elétrica certamente já são velhos conhecidos nossos. De acordo com análises recentes do Inmetro, a troca de aparelhos com maior consumo – etiqueta E – pelos de menor consumo – etiqueta A – pode gerar a economia de até R$600 na conta de luz de uma família!

A partir de agora, a classificação do Instituto Nacional de Metrologia ficará ainda mais exigente: para receber o selo A, o eletrodoméstico deverá consumir entre 3% e 5% a menos de energia. Com isso, a quantidade de equipamentos com melhores avaliações, que hoje está acima de 50% do mercado, deve cair. Revisões como estas são feitas de 4 em 4 anos, ou quando a quantidade de produtos com o selo A está muito alta.

Os aparelhos mais eficientes, cuja vantagem é percebida no valor da conta de luz, nem sempre são os mais caros. De acordo com Marcos Borges, coordenador Programa Brasileiro de Etiquetagem, “muitas vezes não há diferença de preços entre os equipamentos, de acordo com a sua classificação. Há casos em que os mais eficientes, os “A”, custam até mais barato”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário