Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Urna funerária com cerca de 800 anos é exposta Manaus

Em 2008, arqueólogos encontraram nas obras de reforma do Paço da Liberdade, no Centro Histórico de Manaus, um dos mais expressivos objetos arqueológicos já catalogados na capital. A urna funerária de aproximadamente 800 anos mede quase um metro de altura e deve ter sido produzida na Fase Paredão, que abrange os séculos 6 e 13 d.C.

No mesmo canteiro de obras, outros objetos de origem dos povos pré-colombianos (nativos que moravam na região antes da chegada do europeu) já foram descobertos. A arqueóloga e consultora do Museu da Amazônia (Musa), Silvia Cunha Lima, observou que apesar da urna ostentar um tamanho significativo, são os detalhes que fornecem as informações mais preciosas.

Um dos destaques é a existência de duas cabeças modeladas logo abaixo do gargalo. “Não há muitos dados sobre o contexto da peça, pois o ambiente onde foi encontrada já estava bastante deteriorado. Havia, no entanto, vestígios de sepultamento, o que pode indicar seu uso como urna funerária, ou seja, para o enterro de mortos.”

A peça está em exposição ao público pela primeira vez na Tenda do Museu da Amazônia (Musa), no Jardim Botânico de Manaus, localizada no bairro Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus. A urna faz parte do acervo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e foi cedida ao Musa para a exposição “O que se encontra no encontro das águas”.

A exposição exibe peças da Fase Guarita (séculos 11 e 16 d.C) disponibilizadas pelo Instituto Geográfico Histórico do Amazonas (Igha), e objetos cedidos pelo Projeto Amazônia Central, coordenado pelo arqueólogo Eduardo Góes Neves, da Universidade de São Paulo (USP).

A exposição fica aberta de 3ª a domingo das 08h às 12h e das 13h às 16h30. A entrada é gratuita. O Jardim Botânico de Manaus fica na Avenida Uirapuru s/nº, Cidade de Deus. Escolas e grupos podem agendar visitas pelo telefone 3582-2929 ou pelo endereço musa@museudaamazonas.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário