Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Twitter vai censurar mensagens em alguns países

O Twitter vai começar a apagar as mensagens publicadas pelos utilizadores do serviço em alguns países, sempre que estas violem as leis locais

A medida foi apresentada numa mensagem publicada no blogue oficial da empresa, onde o serviço refere que esta se destina a respeitar os diferentes conceitos de liberdade de expressão dos vários países onde o Twitter começa a estar presente.

Segundo a empresa, antes da entrada em funcionamento do novo sistema sempre que as autoridades de um país pediam para ser removido qualquer conteúdo, essa mensagem era apagada para sempre.

Agora esses conteúdos apenas ficarão indisponíveis para os utilizadores daquele país, mas acessíveis para o resto do mundo.

Na mensagem o Twitter sublinha que «ainda não utilizamos esta possibilidade, mas se e quando nos for pedido para apagar um tweet num determinado país, vamos tentar fazer com que o utilizador saiba e iremos marcar o conteúdo que ficou apagado».

A polêmica mensagem surge cerca de um ano depois de o popular serviço de microblogues ter sido bastante utilizado pelos protestantes dos movimentos da Primavera Árabe.

Na altura a empresa tinha publicado uma outra mensagem, citada no novo post, onde afirmava que «esforçamo-nos por não apagar tweets com base nos seus conteúdos» e «a nossa posição sobre a liberdade de expressão traz consigo um mandato para proteger o direito dos nossos utilizadores a falarem abertamente e a preservar a sua capacidade de contestarem o facto de terem as suas informações privadas desvendadas».

Nenhum comentário:

Postar um comentário