Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Terapeuta floral mudou a vida de crianças carentes

Certas pessoas vêm ao mundo para fazer mais do que viver em benefício próprio. É o caso da psicóloga Denise Robles. Ela é a responsável pela existência do Gotas de Flor com Amor, uma Organização Não- Governamental que vem transformando a vida de crianças e jovens carentes de uma favela da região do Brooklin, na capital paulista.

undefinedEspecialista em terapia com florais - método conhecido por tratar desequilíbrios emocionais com essências de flores -, Denise começou, no início da década de 90, um trabalho voluntário para ajudar crianças que vendiam doces em um semáforo movimentado da cidade. Atendia os meninos e seus pais receitando florais. Mas nunca imaginou que aquilo seria apenas o primeiro passo de um projeto grandioso.

Hoje, o Gotas de Flor com Amor é uma instituição reconhecida por dar oportunidade a crianças e jovens de mudarem o rumo de um caminho já fadado à rua e à violência. E a terapia com florais é apenas uma parte de uma ampla engrenagem. No período em que não estão na escola, 250 meninos são acolhidos na sede da ONG por Denise e seus 120 voluntários.

Lá, participam de oficinas de reciclagem, música (violão, violoncelo, percussão e coral) e artes (pintura, estamparia, teatro, leitura); praticam esportes (capoeira, futebol, handebol e xadrez); são levados a passeios culturais, viagens e palestras; fazem cursos profissionalizantes e recebem refeições, além de serem acompanhados por psicólogos que os ajudam a desenvolver um projeto de vida. 

“Nossa missão é resgatar a autoestima desses jovens para que eles encontrem o seu caminho e vivam num mundo melhor. Para isso, deixamos claro o quanto gostamos e acreditamos neles”, diz a fundadora. E o benefício não é só das crianças atendidas. A família também recebe apoio para que os benefícios se estendam para dentro de casa. “É visível a transformação na rotina dessas pessoas”.

Transformação capaz inclusive de levar muitas crianças de volta para escola. “Cerca de 40% dos garotos que chegavam aqui haviam abandonado o ensino regular. Hoje, todos estão matriculados”, conta Denise. E muitos se preparam lá para o mercado de trabalho. Eles visitam empresas, participam de palestras e cursos. Um deles, por exemplo, capacita jovens para trabalhar com terapia de florais.

Para oferecer essa variedade de atividades, O Gotas de Flor com Amor conta com cinco instalações espalhada pela região atendida. Além da sede, outras três unidades são utilizadas para as oficinas educativas e profissionalizantes, bazar de artigos usados e quadra esportiva. A ONG também é responsável pelo abrigo Anália Franco que atende 22 crianças destituídas das famílias. Além disso, mantém o ônibus biblioteca que percorre as ruas do bairro aos sábados. “É um trabalho que vale a pena. Ver o brilho nos olhos e o sorriso dessas crianças e jovens é realmente gratificante”, finaliza Denise.

Para saber mais sobre o projeto e para ajudar a ONG, acesse: http://gotasdeflor.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário