Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Tela de smartphone tem células solares que recarregam aparelho

Uma nova descoberta foi feita pelo Centro de Nanotecnologia de Londres, Inglaterra. E ela tem tudo pra dar muito certo. Imagine recarregar seu celular apenas andando com ele na mão, em um dia ensolarado? Isso pode ser realidade em breve: a descoberta coloca células de energia solar em um lugar interessante (e óbvio): atrás da tela de seu smartphone!

ReproduçãoArman Ahnood, o pesquisador que fez a descoberta, diz que apenas 36% da luz produzida pela tela de OLED é projetada, e o resto é desperdiçado. Assim, ele pegou células fotovoltaicas e as colocou atrás do OLED, capturando a luz que era desperdiçada e usando-a para recarregar a bateria do celular.

Devido à não opacidade completa das telas de OLED e LCD, as células também capturam a luz do sol. O sistema possui um supercapacitor e alguns circuitos, tendo uma taxa de eficiência de 11%, por enquanto. Em uma tela de 3,7'', por exemplo, dá para captar cerca de 5 miliwatts (0,001 de um watt). É pouco, mas já é alguma coisa. Por enquanto, o sistema consegue aumentar em algumas horas a duração da bateria. 

A próxima etapa do processo é importantíssima: é a fase de testes que marca a tentativa de elevar a eficiência das células para 90%, experimentando novos designs e materiais. Porém, já podemos crer que essa tecnologia é real e pode se tornar algo muito útil para nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário