Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Taxas por emissões de CO2 na aviação devem sair dos bolsos dos consumidores

A União Europeia aumentou os custos a serem pagos pelas companhias de aviação em consequência das emissões de gases de efeito estufa. Diante disso, as empresas terão que se adaptar aos novos gastos e os consumidores podem ser obrigados a pagar esta conta.

A primeira companhia a manifestar publicamente o seu planejamento de responsabilidade ambiental foi a alemã Lufthansa, que irá repassar o valor de R$ 314,3 milhões aos seus clientes. Os custos serão embutidos nas passagens, conforme foi sugerido pela própria União Europeia. A mudança não deve ser efetivada em curto prazo, já que as passagens sofreram aumento recentemente.

A medida, uma espécie de multa pelas emissões de carbono da aviação, faz parte da estratégia do velho continente para reduzir os níveis de poluição. A tática irá contribuir para a expansão do mercado de carbono que já é o mais forte do mundo.

Mesmo com os possíveis resultados positivos que a norma deve proporcionar ao meio ambiente, pois gera recursos que podem ser investidos em outras medidas de retenção das emissões, ela gerou muita polêmica. As companhias aéreas alegam que o setor já está sobrecarregado por conta dos aumentos nos combustíveis, competições e taxas. Por isso, argumentam que o cenário econômico do setor deve ser ainda mais dificultado pela nova regulamentação.

Conforme dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) a novidade europeia deverá custar 2,8 bilhões de euros às companhias até 2020. Empresas de países como Estados Unidos e China também se mostraram descontentes quanto à legislação, já que todas as companhias que chegarem ou saírem da União Europeia serão obrigadas a pagar as taxas referentes às emissões.

Com informações do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário