Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Sistema de aluguel de bikes é sucesso no Rio

Embora as cidades brasileiras estejam longe de ter uma atmosfera ciclística como Amsterdã, Copenhague e Barcelona, algumas já dão os primeiros passos em direção à uma realidade mais sustentável. Um exemplo é o Rio de Janeiro com a implantação do sistema de aluguel de bicicletas Bike Rio. O objetivo é oferecer aos cariocas e turistas a oportunidade de serem mais saudáveis e usarem um transporte não poluente.

undefinedCom apenas três meses de funcionamento, o serviço já caiu no gosto do público, dos mais jovens aos mais velhos, do estudante ao executivo. Tanto que as bikes não ficam por muito tempo sem dono. “Além de agredir menos o ambiente, melhora a nossa qualidade de vida com a prática da atividade física. Pedalo até para ir ao trabalho”, diz a carioca Mariana Loureiro, de 27 anos. Para o gerente de projetos Fábio Garcia, de Porto Alegre, o sistema é ideal para pessoas como ele, que só vão ao Rio em dia úteis para trabalhar. “Não tem como manter bicicleta aqui porque moro no Sul. Essa iniciativa veio a calhar”. 

São 48 estações, mas a previsão é que até fevereiro esse número chegue a 60 pontos na Zona Sul e Centro, com 600 bicicletas disponíveis. Elas são conectadas a uma central de operações via wireless e alimentadas por energia solar. O usuário deve fazer um cadastro e a bicicleta pode ser destravada por uma ligação ou através do aplicativo do programa para celular. Há também como se informar pela internet sobre as disponibilidades das bikes nas estações.

Apesar de ser público, o sistema não é totalmente gratuito. Há uma taxa de dez reais mensais para usar todos os dias, das 6h às 22h. Ou, então, cinco reais para uso de apenas um dia. A única regra é renovar o aluguel a cada 60 minutos. Para a jornalista Laís Castro, que mora há 4 anos na cidade, as vantagens do Bike Rio atraem até os mais sedentários como ela. “Não vou pegar trânsito, dá para apreciar melhor a vista e não deixa de ser uma atitude ecologicamente correta, além do preço que é baixo. Já queria começar uma atividade física. Encontrei o que precisava”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário