Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Projeto visa resgatar hortaliças não convencionais e fortalecer segurança alimentar

Das 10 mil espécies de alimentos já consumidos pela população mundial há, atualmente, apenas 150, diminuindo drasticamente a variedade de produtos na mesa das famílias e aumentando o risco de um colapso na produção de alimentos. Boa parte dessas espécies foi extinta ou está ameaçada de extinção. A queda na diversidade genética das espécies tornou-se um dado preocupante para a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). 

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em parceria com outros órgãos, como o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea-MG), está desenvolvendo o projeto “Alimentação Saudável: Implantação de hortas caseiras e comunitárias”. O objetivo é incentivar o resgate das chamadas hortaliças não convencionais, que tiveram seu consumo diminuído por falta do produto no mercado em consequência da mudança de hábitos alimentares. Dentro dessa temática, o Consea-MG tem desenvolvido um trabalho de conscientização junto às associações e comunidades visitadas pelos assessores técnicos.

Segundo a engenheira agrônoma da Epamig, Marinalva Woods Pedrosa, hortaliças não convencionais são aquelas presentes em determinadas localidades ou regiões, que exercem uma grande influência na alimentação de populações tradicionais e que compõem pratos típicos regionais. “De um modo geral, são hortaliças que em algum momento foram largamente consumidas pela população e, por causa da mudança de comportamento alimentar, passaram a ter expressões econômicas e sociais reduzidas. Elas foram, aos poucos, perdendo espaço e mercado para outros produtos como tomate, cenoura, alface, por exemplo, que são produzidos, hoje, em alta escala”, comentou.

Segurança alimentar

O projeto desenvolvido pela Epamig vem ao encontro dos objetivos do Consea-MG, que tem como foco a garantia de uma alimentação saudável, adequada e solidária, por meio do controle social das políticas e ações públicas de segurança alimentar. Segundo a assessora técnica do Consea-MG, Maria Isabel de Oliveira, uma das principais atividades do órgão é incentivar as comunidades a resgatar os valores e os hábitos de uma alimentação saudável, valorizando as culturas e os hábitos locais, fazendo uso de plantas que, hoje, não são mais conhecidas ou valorizadas.

“As mudanças de hábitos alimentares e do cotidiano das pessoas, que, hoje, por não terem mais tempo para fazer uma refeição adequada, apelam para os chamados fast-food, fizeram com que as hortaliças não convencionais fossem perdendo cada vez mais espaço e deixando de ser cultivadas. Muitas dessas plantas são nativas, como o caruru, beldroega, azedinha e serralha. Nem é preciso plantá-las em algumas regiões. Elas nascem naturalmente, basta reconhecê-las para fazer o consumo, e, é claro que precisa ser em local sem contaminação ou poluição”, comentou Maria Isabel.

Ainda segundo a assessora técnica, em muitas comunidades rurais visitadas pelos técnicos do Consea-MG, pode-se notar que várias dessas espécies são encontradas facilmente, mas, em sua maioria, são utilizadas para alimentar as criações, como porcos e galinhas. “Essas plantas têm elevado poder nutritivo e de baixo custo, não requerem muitos cuidados. Temos feito um trabalho de incentivo às comunidades para que elas voltem a cultivar em seus quintais e consumir essas hortaliças, que podem se transformar em pratos saborosos e criativos”, finalizou.

Para mais informações sobre as chamadas hortaliças não convencionais, acesse http://www.conselhos.mg.gov.br/uploads/1/cartilha_hortalicas.pdf

Consea-MG

Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea-MG) é um órgão colegiado de interação do poder público estadual com a sociedade civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável em Minas.

O conceito de segurança alimentar consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário